TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grande parte das catástrofes naturais ao redor do mundo

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Grande parte das catástrofes naturais ao redor do mundo são resultado do aquecimento global e efeito estufa, causados em maior parte por ações humanas, como uso de combustíveis fósseis e outras substâncias prejudiciais desde a era pré-industrial, que acabaram por liberar gases poluentes para a atmosfera e colocar em risco a existência de vida na terra. Com isso, há a necessidade de se mudar os hábitos das pessoas. E é responsabilidade das indústrias, empresas e governos a tomada de medidas para redução e troca de combustíveis fósseis por novas tecnologias energéticas, bem como fiscalizar, conscientizar e criar projetos.

O Protocolo de Kyoto surge nesse contexto. É um tratado internacional com objetivo de fazer com que os países desenvolvidos assumam o compromisso de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, aliviando assim os impactos causados pelo aquecimento global.

Teve inicio em 1988 na “Toronto Conference on the Changing Atmosphere”; desde então, houveram várias conferências sobre Meio Ambiente até a criação do Protocolo de Kyoto, no Japão, em 1997.

Os países que ratificaram o acordo foram divididos em dois grupos: desenvolvidos e em desenvolvimento. Os países desenvolvidos, por terem mais de 150 anos de atividade industrial, obviamente arcaram com uma responsabilidade maior para o cumprimento do tratado.

Foi proposto que os países que aderiram ao tratado assumissem a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, diminuindo pelo menos 5,2% no período entre 2008 e 2012 em relação aos níveis de 1990. Também algumas atividades econômicas deveriam ser modificadas através de algumas ações, como reformar os setores de energia e transportes, promover o uso de fontes energéticas renováveis, eliminar mecanismos financeiros e de mercados que sejam inapropriados, limitar emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos, proteger florestas e outros sumidouros de carbono, dentre outros.

http://protocolo-de-kyoto.info/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com