TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez na Adolescência

Por:   •  15/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Aos 16 anos, uma jovem que cursa o ensino médio engravida. A probabilidade do que vai acontecer todos nós sabemos. O pai não se abstém do seu direito de aproveitar a juventude de forma que tudo caia sobre a garota e sua família. Família essa que também não foi devidamente  estruturada para o que uma criança precisa. Por conta da pobreza e dos costumes antigos, seus pais não concluíram o ensino fundamental, o que  causa efeitos para o resto de suas vidas e inclusive em partes podem ter sido inclusos na vida da menina. Mas agora ali está ela, depois de uma infância humilde, simples, de repente, mãe sozinha aos 16. E então a responsabilidade de uma vida cai sobre os ombros dessa família.

Pai e mãe que quase já podem ser chamados de avós não tem uma estrutura devida para acompanhar e guiar a garota. A mãe vê um filme se repetindo já que aos 18 passou pelo mesmo ao gerá-la. Mas claramente não é o que desejava para a garota.

Sabemos que chegará um momento em que essa garota terá  que se ausentar da escola e que ausentando-se e sem terminar o ensino médio, provavelmente não encontrará oportunidades para consertar sua vida escolar e profissional. Em muitos casos, meninas que foram mães cedo, e se ausentam de suas escolas, não tem mais a oportunidade de voltar, por conta de precisar cuidar de seu filho, controlar todas as responsabilidades impostas e geralmente sozinha, sendo assim poucas delas entram no mercado de trabalho. Em poucos casos, a menina tem forças psicológicas para se reerguer, sem o auxílio de seus familiares, que nesse ponto ainda apontam seus olhos para um julgamento e não um apoio.

Depois da criança nascer ainda terá que lidar com a falta de um ambiente familiar básico, será criado apenas por sua mãe e avós, que ainda estão aprendendo a lidar com a situação.

Se faltar consciência de qualquer uma das partes sabemos que o resultado se espelhara na criança que terá que sofrer as consequências de uma criação conturbada. Além do fato de alguém de 16 anos não estar formada com boas opniões e olhar crítico, o que lhe impedirá de passar experiências para seu filho.

E os avós que já não tem uma visão geral do mundo terão que lidar com o fato de ter que terminar de formar a responsabilidade de uma filha que já começa a formar o seu filho.

E então, o tempo passará na vida dessas pessoas com cada vez mais direitos sendo retirados como em um efeito dominó é só lhe restarão esperar pela solução de um problema que gerou uma série de complicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com