TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA ENTRE A RELAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS DO GÊNERO NARRAR E A LINGUAGEM CORPORAL

Dissertações: A IMPORTANCIA ENTRE A RELAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS DO GÊNERO NARRAR E A LINGUAGEM CORPORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 6

As crianças recebem cuidados, atenção e tem espaço para explorar, brincar e se reconhecer nas creches. Nas salas de aulas elas tem à disposição brinquedos e materiais que incentivam e estimulam a imaginação. No parque brincam na areia e se divertem nos brinquedos.

As crianças até 3 anos, muitas vezes nem conseguem ler, mas mesmo assim manuseiam os livros e canta as cantigas que aprendem com os professores e até mesmo com seus familiares. O conhecimento nesta fase, se dá por meio da ação, da interação com o colega e os adultos, da imaginação e das brincadeiras. Assim podemos apoiar as crianças no seu desenvolvimento, nesta fase as crianças gostam muito de filminhos, cantigas e histórias.

A literatura infantil foi marcada por Perrault entre os anos de 1628 e 1703, com os livros “A Cinderela”, “O gato de botas”, “A gata Borralheira”, “Mãe Gansa”, entre outros. Os primeiros livros direcionados ao público infantil surgiu no século XVII. Foi a partir do século XVIII que as crianças passaram a ser consideradas um ser diferente dos adultos.

A literatura infantil tem o poder de resgatar sonhos e fantasias que estão incrustadas o inconsciente, porque quando as criança começam a andar e a explorar o mundo que se entende a sua volta, se deparam com alguns problemas complexos, que é a formação da sua identidade.

Em um ambiente desafiador e que possibilita interações adequadas, a criança age com crescente independência, assim apontam para as coisas, os objetos que gostam e explora-os.

Para Vygotski, o homem é diálogo por natureza,

precisa dos semelhantes para existir, ser e viver.

“Na ausência do outro, o homem não se constrói

homem”, escreveu o psicólogo.

A identidade e a autonomia, de acordo com Vygotski, estão intimamente ligadas às relações estabelecidas com o grupo.

A exploração dos objetos e brincadeiras é baseada na ideia que brincando a criança vai desenvolver a capacidade de imaginar, se inserindo na cultura e na sociedade, aprendendo assim a conviver em grupo.

Um meio de desenvolver a linguagem, além da literatura é a brincadeira e o faz de conta, porque imaginando a criança se comunica, expressam vontades e criam histórias. A liberdade que o brincar proporciona é fundamental para o desenvolvimento da criança, por que leva a criança a conciliar o mundo objetivo e a imaginação.

Hoje a evolução da comunicação, não se dá de forma espontânea e nem está relacionada à genética e à hereditariedade. Mas participa de diferentes formas sociais de comunicação e é muito importante nessa aprendizagem. Nesse sentido as creches são muito boas, por que as crianças brincam, ouvem as histórias, conversam com o professor e observam o que o adulto está fazendo.

Na linguagem escrita o caminho é praticamente o mesmo. As crianças de 2 à 3 anos já começam a memorizar e a rabiscar letras. Então o contato que elas tem com os adultos, eles lendo e escrevendo para elas, aumenta o interesse pela linguagem escrita.

A literatura infantil proporciona às crianças o desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Devemos desenvolver e incentivar o habito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com