TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Entre A Relação Da Construção De Textos Do Genero Do Narrar E A Linguagem Corporal

Artigos Científicos: Importancia Entre A Relação Da Construção De Textos Do Genero Do Narrar E A Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.739 Visualizações

Página 1 de 3

JUSTIFICATIVA

A indisciplina na sala de aula e na escola tem sido uma preocupação e muitas vezes tema de conversas em sala de professores, nas diversas instituições de ensino. Ela se manifesta nos corredores, nos intervalos, na sala de aula e vários momentos em que tem oportunidade. Manifesta-se através de conversas paralelas, na dispersão durante a aula, através da não participação, quando o aluno não traz seu material escolar, quando sujam as cadeiras e paredes, desrespeitam o colega, quando querem ir ao banheiro toda hora, ou mais seriamente quando fazem manifestação de violência.

Um entendimento suficientemente amplo do conceito de indisciplina escolar integra diversos aspectos, não estando, portanto restrito a dimensão comportamental. Podemos situa-lo no contexto das condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula, sob a dimensão do processo de socialização e relacionamentos que alunos exercem na escola e ainda no contexto do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Em qualquer atividade que envolva seres humanos, tem-se que contar com diversas personalidades e com o relacionamento estabelecido entre eles. O contexto da disciplina relaciona-se com o local, o horário e os valores culturais vigentes. Dai a complexidade de abordar o tema, pois uma regra pode variar conforme a hora, o lugar e as pessoas envolvidas. Sendo assim as variáveis são inúmeras.

OBJETIVO GERAL:

Compreender a importância do tema indisciplina na escola, bem como compreender e discutir sobre suas consequências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Demostrar aos alunos o conceito de indisciplina por meio de um breve diálogo;

 Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de disciplina/indisciplina;

 Promover a interação entre os alunos;

 Analisar o comportamento de cada aluno.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Embora o fenômeno da indisciplina seja um verbo conhecido de todos, seja sua relevância teórica não é tão nítida. E o pouco numero de obras dedicadas explicitamente à problemática vem confirmar este dado. Um tema sem dúvida de difícil abordagem.

Os relatos dos professores testemunham que a questão disciplinar é, atualmente, das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar. Segundo eles, o ensino teria como um de seus obstáculos centrais a conduta desordenada dos alunos, traduzida em termos como: bagunça, tumulto, falta de limite maus comportamentos, desrespeito as figuras de autoridade, etc.

A indisciplina seria, talvez, o inimigo número um do educador atual, cujo manejo as correntes teóricas não conseguiriam propor de imediato, uma vez que se trata de algo que ultrapassa o âmbito estritamente didático-pedagógico, imprevisto ou até insuspeito no ideário das diferentes teorias pedagógicas.

Indisciplina é sempre comportamento impróprio (desobediência, desrespeito ou agressividade), seja na família quando uma criança faz algo de perigoso, se ela for agredida ao invés de orientada pode se tornar agressiva e expressar sua revolta em forma de indisciplina. No esporte há regras, mas se elas forem mal aplicadas também poderá gerar indisciplina. O mesmo ocorre na escola, quando as regras de convívio não são bem elaboradas se esclarecidas ocorre a indisciplina. Pois como diz FREIRE (1998): "Disciplina pronta não existe, é preciso que todos os sujeitos envolvidos no processo educacional (pais, alunos e escolas) participem da construção do sistema de disciplina".

Num país que prima pela desorganização, pelo desrespeito a todo e qualquer tipo de ordem ou norma, que coloca interesses de algumas pessoas ou grupos minoritários poderosos acima de valores humanos de dignidade, respeito e solidariedade, disciplinar é não só uma proposta temerária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com