TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Entre A Relação Da Costrução De Textos Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal

Dissertações: Importancia Entre A Relação Da Costrução De Textos Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 16

Esse trabalho tem como objetivo fazer uma síntese entre o vídeo “As Tranças de Bintou e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.

O vídeo nos conta a história de uma criança chamada Bintou, seu sonho era ter tranças, seus cabelos eram curtos, crespos, bobo e sem graça, tudo que ela tinha eram 4 birotes para enfeita-los pois era essa a tradição para as crianças.

Quando a avó de Bintou chega para o batizado de seu irmãozinho conta-lhe a história de como as mães pararam de deixar as crianças a usarem cabelos compridos com tranças ela resmunga , porém conforma-se.

Entretanto sua avó bondosa e carinhosa prometeu fazer novos birotes em seus cabelos. No final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados com fitas coloridas e conchinhas , sentindo –se realizada.

No texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” vimos que ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos, funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.

Isso mostra que a criança aprende novas qualidades naquele mundo que a pertence, conceitos fundamentais e conhecimentos cognitivos.

1. SÍNTESE REFLEXIVA

“ As tranças de Bintou se trata de uma história Africana escrita por Sylvane A.Diouf que narra a história de uma criança que tinha o sonho de ter lindas tranças em seus cabelos.

As práticas científicas ligadas com outras áreas ajudam a criança a aumentar seu desenvolvimento mental. A medida que enriquecemos as variedades de vínculos e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam mais conhecimentos e experiências científicas com o apoio educativo.

As atividades das artes e músicas favorecem a criança a expressão do sentimento, do prazer, beneficia para o bem-estar físico, mental e social. A exploração de diversos instrumentos, estimula a criatividade, permitindo o desenvolvimento cognitivo, produzindo assim emoções que fiquem registradas.

A matemática oferece vias de quantificação, e é um aspecto da educação básica mais relevante ao desenvolvimento.

As dramatizações permitem o desenvolvimento de idéias por meio da imaginação, a experiência com alimentos fazem com que os sentidos fortaleça lembranças de conceitos, e as informações científicas permitindo a interação.Essas são atividades que incentivam a flexibilidade na troca de estilos, pensamentos racionais e intuitivos.

O principal objetivo das abordagens integradas é favorecer vínculo entre conceitos do conhecimento global, possibilitar o aprofundamento das relações teóricas e práticas, contribuindo para uma formação crítica, compreensiva, desenvolvida e responsável. Ajuda na criatividade aumentando o desempenho e a aprendizagem mental de cada criança.

É preciso que o professor busque fortalecer conceitos que estabeleçam interesse ás crianças como a forma de estimular as expressões e criatividades da idéia infantil, para que alcance setores da vida em sociedade.

No texto “As Tranças de Bintou”

Apresenta características interessantes, mostra diferentes temas, principalmente a questão cultural de maneira reflexiva e lúdica.

A história fala sobre o processo de crescimento e da pluralidade, ou seja, o maior número cultural africano, isso nos leva a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África. Nos mostra as tradições, as culturas, o ambiente diferente e colorido, aspectos de diversidade, o papel da mulher, os respeitos as gerações anteriores, alimentação, vocabulário, e o reconhecimento da coragem como virtude.

A História permite que:

As crianças nos mais diferentes aspectos e fases apresentando sua aprendizagem, seus conhecimentos culturais , sobre diferentes componentes de identidade, além de comparações entre outros povos e culturas, relacionada a nossa realidade atual.

Naquele local as crianças eram proibidas a usarem tranças, no intuito de não permitir que elas crescessem egoístas e vaidosas, enquanto aqui no nosso país as crianças estão crescendo cada dia mais ligadas as diferentes modas e vaidades.

Na história de Bintou pode-se trabalhar diferentes tópicos tais como:O respeito para como os mais velhos, diferenças entre os povos e culturas, diferentes nomes, os ritmos musicais, os estilos, a maneira de se vestir, as pinturas etc...

Valorizando assim as raízes africanas fazendo com que as crianças aprendam e desenvolvam a leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando as necessidades, os desenvolvimentos individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferentes.Procurando respeitar o tempo para seu crescimento, aprender a conviver de acordo suas culturas, buscar atender o perfil de cada necessidade, despertar interesse e curiosidade, preparando-os para viver experiências diferentes e futuras.

Considerando as reflexões da história e do texto científico descrevemos abaixo atividades relacionadas as disciplinas.

Para a área da Sociedade e natureza:

Organizar uma festa com o objetivo de trabalhar diversidade, interação, a valorização de diferentes identidades. As crianças deverão ir com trajes de sua preferência, cabelos enfeitados, mostrando seus estilos.

No final convidar a turma para assistir o vídeo “As Tranças de Bintou”, no intuito de mostrar culturas, vestimentas, penteados, ritmos e sociedades diferentes.

Para a área de Artes:

Cada aluno deverá levar os seguintes materiais: 4 caixas grandes, cola, tesoura, papel colorido.Onde juntos confeccionarão as caixas fazendo os nomes para cada tipo de lixo (metal, papel, plástico e vidro) assim cada caixa obtenha o lixo reciclável, com o objetivo de ensinar a importância da reciclagem e o cuidado com o meio ambiente.

Trabalhar a musicalidade com dança da cadeira de forma lúdica e desenvolvida, porém as crianças trabalha os movimentos corporais , a atenção e concentração, e assim tendo momentos de interação social uns com os outros.

Para a área da Alfabetização;

Organizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com