TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Por:   •  9/9/2018  •  Dissertação  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Milena de Jesus Santana Araújo

A Importância do Hábito de Ler

A leitura e a escrita sempre estiveram presentes em nossa história desde os primórdios. Com as tecnologias do mundo moderno, podemos observar que as pessoas deixaram de lado os livros, e isso culminou em pessoas desinteressadas pela leitura e como consequência gerando um vocabulário cada vez mais pobre. A falta do hábito de ler faz com que as pessoas percam o desejo e o prazer da leitura.

Hoje em nossa sociedade estamos num patamar onde a busca pela competência comunicativa vem sendo requerida com mais frequência, e isso é decorrente da boa relação do indivíduo com a leitura, que o torna capaz de entender o mundo ao seu redor. A mesma permite ao homem sua participação e inserção no meio social, tornando-o um agente transformador no ambiente em que está inserido. A leitura tem uma função crucial em proporcionar conhecimentos que contribuem para a construção do homem na sociedade e no exercício da sua cidadania.

O hábito de ler diariamente é que desenvolve o prazer da leitura. Ele deve ser incentivado ainda quando criança, para que ela aprenda que a leitura é importante e prazerosa, tornando-se um adulto consciente, culto, criativo e sagaz. E isso deve ser cultivado não só pelas escolas, mas também por seus pais ou responsáveis. Os benefícios causados pela literatura são inúmeros como por exemplo: uma escrita mais coerente, uma evolução do pensamento, maior poder de persuasão, maior conhecimento cultural, melhora a qualidade nas relações interpessoais, aumento do vocabulário, estimula novos pontos de vistas entre outros.

É importante entender que na construção de um povo ou cidadão, a leitura é de suma relevância pois representa um papel fundamental na formação de conhecimento como fonte de informação e desenvolvimento cultural. A leitura abre a mente, estimula a criatividade, emociona, desperta o senso crítico, promove a sabedoria e o raciocínio. Quem lê mais, sabe mais. E é através das leituras que as pessoas crescem e passam a enxergar o mundo de uma maneira diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com