TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.012 Palavras (13 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1]

CURSO LICDENCIATURA EM PEDAGOGIA

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

NILMA COELHO DE MELO URZEDO

CLERIA CRISTINA GRACIANO FILIPES

DAIANE GONÇALVES DA SILVA

MARIA ISABEL COELHO DE OLIVEIRA

JAURU/MT

2018

[pic 2]

NILMA COELHO DE MELO URZEDO

CLERIA CRISTINA GRACIANO FILIPES

DAIANE GONÇALVES DA SILVA

MARIA ISABEL COELHO DE OLIVEIRA

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado com requisito parcial à obtenção na disciplina de atividade de extensão em informática e tecnologias na educação sob a orientação do(a) professor(a) Luciano dos Santos Lima 2º semestre do curso de licenciatura em pedagogia  da Universidade do Estado do Mato Grosso ( UNEMAT).

JAURU/MT

2018

RESUMO[pic 3]

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida ao longo da disciplina Atividade de Extensão em Informática e Tecnologias na Educação, disciplina esta que tem por finalidade despertar o interesse nos alunos pela iniciação científica e estimular a prática investigativa com autonomia fazendo com que o aluno buque a informática como um auxilio para o seu aprendizado. Assim sendo, este estudo tem como principal objetivo compreender a importância da Informática como disciplina na Educação Básica. Como objetivos específicos, buscar-se-á identificaras vantagens e desvantagens de ter tal conteúdo como disciplina e, ainda, esclarecer a necessidade do profissional licenciado em Informática e de seus cursos de formação. Através da pesquisa, foi possível esclarecer a relevância que a Informática tem como disciplina curricular nas escolas de Educação Básica bem como compreender as vantagens que apresenta no uso de softwares educativos em sala de aula. Através dessa abordagem, percebeu-se ainda mais a necessidade de mais aplicabilidade de informática as escolas.

Palavras Chave: Informática, Educação básica, Aprendizado.

ABSTRACT[pic 4]

The present work is the result of a research developed throughout the discipline Extension Activity in Informatics and Technologies in Education, a discipline whose purpose is to arouse interest in students through scientific initiation and stimulate the investigative practice with autonomy, making the student ship computer science as an aid to their learning. Therefore, this study has as main objective to understand the importance of Informatics as a discipline in Basic Education. As specific objectives, it will be sought to identify the advantages and disadvantages of having such content as a discipline and, further, to clarify the need of the licensed professional in Informatics and their training courses. Through the research, it was possible to clarify the relevance that Informatics has as a curricular discipline in Basic Education schools as well as to understand the advantages it presents in the use of educational software in the classroom. Through this approach, we noticed even more the need for more informatics applicability to schools

Key words: Informatics, Basic education, Learning.

LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS[pic 5]

SEI                  Secretaria Especial de Informática

MEC               Ministério da Educação e Cultura

FORMAR       Formação de Recursos Humanos em Informática na Educação

TICs                Tecnologia de Informática e Comunicação

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        7

2 INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL        8

3 A INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO        9

3.1 A importância da informática como disciplina na educação básica        10

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO        11

5 A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA        11

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia vem afetando cada vez mais uma grande parte da sociedade com seus avanços tecnológicos. Dessa forma, parece difícil pensar o mundo sem tecnologia. Tarefas, que antes eram realizadas manualmente, foram informatizadas, onde que tais mudanças também se refletiram na Educação.

Diante disso o trabalho tem como tema o porquê estudar Informática na Educação, onde que a vista disso se buscou um fasto aprofundamento do que é e de como é aplicado a informática nas escolas nos tempos atuais. Decorrente da grande expansão da tecnologia e o seu crescente desenvolvimento de informação e de comunicação, esses avanços levam a repensar sobre as metodologias utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem, desafiando a buscar condições para um ambiente de aprendizagem que seja interativo e dinâmico.

Nesse sentido, para se desenvolver uma pesquisa satisfatória foram utilizados os seguintes objetivos específicos na pesquisa que são: a) abordar as principais vantagens e desvantagens da informática como disciplina na educação básica; b) identificar as ferramentas tecnológicas que contribuem no processo de aprendizagem na disciplina de informática e também nas diferentes disciplinas existentes; c) abordar a importância de um professional em informática nas escolas .

Justifica-se a pesquisa pela obscuridade encontrada em algumas escolas que não fazem o uso da informática a seu favor, como método de aprendizado de seus alunos, onde que muitos professores se sentem inseguros ao usar de tal recurso. Busca-se, assim, investigar a prática da informática como disciplina escolar a fim de mostrar como tal prática pode ser enriquecedora no processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com