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Importância Entre A Relação Da Construção De Textos Do gênero Do Narrar E A Linguagem Corporal Apontando Atividades Que Possam Colocar Em Pratica Essa Relação.

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Por:   •  9/10/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  963 Visualizações

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Brincando se aprende matemática - Jogos matemáticos

Marina da Silveira Rodrigues Almeida

Consultora em Educação Inclusiva

Psicóloga e Pedagoga especialista

Instituto Inclusão Brasil

inclusao.brasil@iron.com.br

Os jogos constituem um espaço privilegiado para a aprendizagem e, quando

bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de

experiências significativas que se propõem. Seu caráter lúdico permite que

inúmeras relações de naturezas diversas sejam feitas quase incansavelmente,

numa quantidade bem maior do que com exercícios e propostas únicas e

restritas. Porém o jogo enquanto possível elemento pedagógico não é em si o

transmissor de conhecimentos. É preciso um projeto claro que integre o jogo às

relações que os alunos estabelecerão no ato de jogar frente aos desafios e

ações mentais e materiais que o aluno deverá fazer ao jogar. Nesta instância, o

planejamento e a intenção do professor são ações fundamentais para a

promoção da aprendizagem. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo,

permitem que os alunos troquem informações, façam perguntas e explicitem

suas idéias, estratégias e concepções numéricas avançando em seu processo

de aprendizagem.

1- 50 casas

Material: tabuleiro quadriculado (50 quadrados), fichas ou sementes, 2 ou 3

dados

Conteúdo: leitura e soma de dados, contagem, comparação de quantidades

Cada jogador usa um tabuleiro. Um de cada vez joga os dados, soma as

quantidades sorteadas e coloca o mesmo número de fichas sobre o tabuleiro.

O vencedor é o que primeiro preencher as 50 casas

2- Batalha

material: cartas do baralho – de Ás a 10

conteúdo: leitura de números, comparação

A meta é ganhar mais cartas. Um dos jogadores distribui as cartas: uma para

cada participante a cada rodada. Na sua vez, cada jogador abre a primeira

carta de seu monte. Aquele que virar a carta mais alta pega todas as cartas

para si. Todas as jogadas se repetem da mesma forma até que todas as cartas

já tenham sido distribuídas. Se abrirem cartas iguais, os jogadores que

empataram devem virar outra carta e aquele que tirar a maior ganha. Pode ser

jogado em duplas ou pequenos grupos

3- 7 cobras

material: 2 dados, lápis e papel

conteúdo: soma de dados, leitura e grafia de números

Escreve-se a seqüência numérica na folha de papel (2 a 12). Na sua vez de

jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a

soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel. Quem marcar todos

os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor. Quem

obter 7 cobras sai do jogo. 2

4- Cobra:

Material: folha de papel, 1 ou 2 dados, lápis

conteúdo: seqüência numérica, soma, grafia e identificação de numerais

Joga-se em duplas ou pequenos grupos. Cada um desenha uma cobra dividida

em pedacinhos onde serão escritos os números (1 a 6 – se for jogado com

apenas 1 dado) (2 a 12 se com 2). Na sua vez de jogar, o participante joga os

dados e faz um X ou pinta o pedacinho da cobra que contém a quantia

sorteada. Ganha quem pintat a cobra primeiro.

5- Jogo dos pontos

material: folha de papel e caneta de cores diferentes

conteúdo: contagem

Pontilhar a folha cuidadosamente na horizontal e vertical de modo a parecer

um quadriculado. É um jogo de estratégia para dois ou mais participantes.

Cada um na sua vez deve unir dois pontinhos. Só vale um traço por vez.

Aquele que conseguir fechar um quadrado deve colocar a inicia do seu nome

dentro dele e continua jogando até que não haja mais possibilidades de fechar

quadrados. Vence quem tiver fechado a maior quantidade.

6- Quantos patos você tem?

material: 2 ou 3 dados, folha de papel e lápis

conteúdo: soma de dados, seqüência numérica, comparação de quantidades,

representação numérica

Combina-se antes de iniciar o número de rodadas. Cada um, na sua vez de

jogar, joga os dados e efetua a soma marcando a quantidade obtida na sua

folha. Ao final das rodadas, soma-se todas as quantidades obtidas e ganha

aquele que obteve maior números de “patos”

7- Quadrado perfeito:

material: 25 quadrados sendo 5 de cada cor

conteúdo: comparação entre cores, seqüência lógica, formas geométricas

Pode

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