TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Leitura

Exames: A Importância Da Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo, embora, muitas vezes, não nos demos conta. Ela é uma prática que envolve atitudes, gestos e habilidade que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela. Assim, o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jornal, quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontos de acesso público e privado aos textos impressos quando identifica pontos de compra de livros.

A leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade de muita leitura está posto entre todos, haja vista, que propicia a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento. Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar. Para que isso aconteça, torna-se indispensável o incentivo a prática diária de leitura nas séries iniciais, desde histórias infantis, a piadas, contos, lendas, gibis, crônicas para que a criança tenha uma maior consciência do real valor que a mesma terá em toda a sua vida, seja na parte pessoal, profissional e social

A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos lingüísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. Logo percebemos que a leitura é um processo interativo, ou seja, depois que um leitor realiza a leitura, os textos que leu vão determinar suas escolhas de leituras futuras, servirão de contraponto para outras leituras, etc. Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros são constituídas, para algumas pessoas, no espaço familiar e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Mas, para outros, é, sobretudo na escola que este gosto pode ser incentivado. Para isso é importante que a criança perceba a leitura como um ato prazeroso e necessário.

Justificativa

Esse projeto justifica-se, porque ler é essencial. E é através da leitura que testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios.

Justifica-se também, porque a leitura é a base principal para a formação de cidadãos capazes intelectualmente, com mentes abertas, construindo sua própria história dentro da sociedade, através da sua criticidade e reflexão, encontrando soluções viáveis para os problemas que surgirão na sua vida cotidiana.

Numa última instância, justifica-se que por meio da leitura esse cidadão traga em sua essência uma verdadeira integração com um mundo imaginário, criativo, podendo transformar sua vida e a sociedade, sendo um formador de opiniões e tendo condições de ter uma convivência mais humana, culta, ética e solidária, pois quanto maior o contato com o mundo da leitura, mais ele aprenderá e vivenciará culturas e conhecimentos novos e cada dia tornando-se mais crítico, criativo e construtivo.

Objetivo geral

Despertar e incentivar o hábito e o interesse dos educandos pela leitura, conscientizando da sua importância para o desenvolvimento da criatividade, escrita, imaginação, para o aprimoramento do conhecimento, tornando-os mais participativos, numa perspectiva crítica e reflexiva e com isso dando condições favoráveis para uma participação como cidadão ativo.

Objetivos específicos

• Oferecer aos alunos oportunidades de leituras diversificadas e com isso desenvolvendo a criatividade, escrita e imaginação além do visível.

• Incentivar e desenvolver o hábito e o prazer pela leitura, aprimorando a escrita, produção textual e a comunicação oral.

• Oportunizar o aluno a ser agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, onde o mesmo possa demonstrar e aprimorar suas habilidades e capacidades.

• Despertar, no aluno, o interesse pela expressão oral, corporal.

Fundamentação teórica

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. A atividade de leitura não compreende a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.

A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidade que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela. Assim, o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jornal, quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontos de acesso público e privado aos textos impressos (biblioteca), quando identifica pontos de compra de livros (livraria, bancas, etc). Segundo MARIA (2002).

“A leitura é a possibilidade de diálogo para além do tempo e do espaço; é o alargamento do mundo para além dos limites de nosso quarto, mesmo sem sairmos de casa; é a exploração de experiências as mais variadas, quando não podemos viver realmente (p.25).”

Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos lingüísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. Nesse processamento do texto, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os lingüísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com