TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A BÚSSOLA DA ESCOLA

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

NUBIA CRISTINA DE OLIVEIRA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A BÚSSOLA DA ESCOLA

FRANCA-SP

2015

Porque o projeto político pedagógico é instrumento importante na construção de uma escola democrática?

A construção do projeto político pedagógico é peça fundamental no planejamento da instituição, pois ela consegue se organizar e ver  as necessidades da escola e o que precisa ser melhorado.

Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, ele é inacabado é também pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que levam a escola alcançar os seus objetivos educacionais.

Por ter dimensão política esta comprometida com a formação do cidadão.

É através do projeto político pedagógico que a escola demonstra seus objetivos, suas idealizações e metas assim, o projeto passa ser uma direção para as ações da escola, pois, é uma ação intencional que deve ser defendida coletivamente.

Todos precisam participar na contribuição  da elaboração do projeto.

O projeto político pedagógico também tem a finalidade de fortalecer o grupo escolar e trazer pra próximo a comunidade escolar.

Na elaboração do projeto todos precisam participar pois só assim será elaborado de acordo com a realidade da instituição.

Pois ele vem trazer a realidade que precisa ser mudada dentro da sala de aula.

Cada escola elaborando o seu próprio (PPP) esta exercendo um ato de democracia, pois está ela trazendo para próximo uma realidade que vive todos os dias, traçando metas e elaborando planos.

 Para uma escola ser democrática ela precisa ouvir a comunidade escolar para só assim trabalhar com a verdadeira realidade.

ENTREVISTA COM A GESTORA E PROFESSORA ELAINE MUNIZ DA ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSOR FAUSTO ALEXANDRE SOUZA TEODORO”

  • A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico?

Sim a escola tem o projeto político pedagógico, garantiu a participação da comunidade escolar (professores, equipe gestora, funcionários, pais e comunidade)

  • Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

Não houve dificuldades por se tratar de um momento de síntese, integração, organização, e construção com a participação de todos, foi um trabalho coletivo em busca de solução aos problemas enfrentados pela instituição escolar.

  • Quais os benefícios esse projeto trouxe a escola?

É um instrumento de melhoria de qualidade para a escola, ele precisa ser construído coletivamente, com responsabilidade e compromisso a partir de um processo continuo de mobilização que envolve elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e reelaboração.

ELAINE MUNIZ é gestora da escola municipal PROFESSOR FAUSTO ALEXANDRE SOUZA TEODORO há 05 anos.Possui Graduação pela universidade de Franca em 1999 e pós-graduação em educação Especial e Inclusiva na mesma instituição em 2011.

ENTREVISTA COM A PROFESSORA TEREZINHA LOPES MARTINS FONSECA DA EDUCAÇÃO BASICA DA ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSOR FAUSTO ALEXANDRE SOUZA TEODORO”

  • Como professor (a), participa ou participou da elaboração do projeto político pedagógico da sua escola? Qual Foi sua atuação?

Sim. O PPP é um documento elaborado por todos os envolvidos no processo de ensino. E nos professores, somos peças fundamentais nesta elaboração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com