TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura E Seu Aprimoramento

Exames: A Leitura E Seu Aprimoramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 3

A LEITURA E SEU APRIMORAMENTO

Para que a leitura seja eficiente, eficaz e proveitosa, orienta-se dedicada atenção no que se está lendo, caso contrário a leitura será superficial e, portanto, pouco entendida.

Além de atenção, há necessidade de velocidade na leitura. Ao ler um parágrafo, o leitor deve fazer uma leitura rápida, obedecendo as pausas que, com um bom treinamento, passam ser momentos de fixação. Em um texto já existem as pausas, que se apresentam em forma de pontuação. A pontuação tanto assinala as pausas e entonação na leitura, como também serve para separar palavras, expressões e orações que devem ser destacadas e esclarecer o sentido da frase.

A eficiência de uma boa leitura está, geralmente, relacionada com o ambiente. É preciso, portanto, que o leitor proporcione condições ambientes favoráveis para efetuar sua leitura, de modo que se sinta fisicamente confortável para dedicar toda a sua atenção ao que lê. Para um bom rendimento na leitura, devem ser evitados: má iluminação, agitação, posição de má acomodação do corpo e barulho. Estes fatores perturbam a concentração e conduzem à dispersão das ideias. Quando as condições ambientais não são propícias para a leitura, torna-se difícil captar o sentido do que se lê.

Caso seja impossível dispor de condições ambientais favoráveis, deve-se estabelecer um determinado controle, concentrando bem mais na leitura, esquecendo os fatores externos. O que também colabora com uma boa leitura é o silêncio interior. Cada leitor pode desenvolver seu processo pessoal. A preparação mental por alguns minutos, buscando a concentração, é uma ótima técnica para se obter o silêncio interior, e tem mostrado ser um fator positivo em numerosos estudantes.

Um outro fator preponderante na leitura de um texto é o domínio do vocabulário. Se o leitor tem o hábito de ler frequentemente e sua leitura é ampla e abrange vários assuntos distintos, então deve realmente dominar um vocabulário significativo. Existem vocábulos de uso comum, popular e geral, e vocábulos especializados, de uso restrito a determinadas áreas. Quando o vocabulário do leitor for reduzido, constitui-se um obstáculo à leitura proveitosa.

ESTUDO DO TEXTO

Para estudar um determinado texto, devemos fazê-lo como um todo até adquirir uma visão global, para que possamos dominar e entender a mensagem que o autor pretendia relatar quando escreveu. Os textos de estudos requerem reflexão por aqueles que os estudam e, portanto, a leitura dos mesmos exige um método de abordagem. Devemos compreender,analisar, interpretar e, para isso, temos que criar condições capazes de permitir a compreensão, a análise, a síntese e a interpretação de seu conteúdo.

٭Analisar – decompor um texto completo em suas partes para melhor estudá-las.

٭Sintetizar – reconstituir o texto decomposto pela análise.

٭Interpretar – tomar uma posição própria a respeito das ideias enunciadas no texto, isto é, dialogar com o autor.

Antes de analisar um texto, convém sublinhar, esquematizar e resumir.

Análise de Texto:É necessário o leitor relembrar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com