TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMATICA NO ENSINO MEDIO

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

FTC – EaD – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS [pic 1][pic 2]

– EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Macaúbas

2012

FTC – EaD – FACULDADE DE TECNOLOGIA E

CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Macaúbas

2012

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus todo poderoso pelo dom da vida, por ter me dado força suficiente para não fraquejar em minha caminhada, e pela oportunidade de vivenciar momentos de aprendizagem somando novos conhecimentos e enriquecimento.

Aos meus familiares, pela paciência e compreensão nos momentos de ausência pelo apoio que sempre me deu com palavras de ânimo e carinho, incentivando-me a encarar os desafios da vida, demonstrando exemplo de dignidade, perseverança e amor incondicional.

Ao tutor, colegas, amigos e o professor, obrigado por terem contribuído diretamente e indiretamente para realização deste trabalho dando-me suporte teórico sempre que precisar.

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO        

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:        

3.1- CO-PARTICIPAÇÃO        

3.2 - REGÊNCIA        

3.3 - ATIVIDADE COMPLEMENTAR        

3.4 - ATIVIDADE EXTRACLASSE        

4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

7. ANEXOS


  1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades realizadas durante o Estagio supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática – FTC.

Entende-se o Estágio supervisionado com o eixo articulador entre teoria e prática e como tal deverá ser executado, onde o estagio terá contato com a realidade profissional onde irá atuar não apenas para conhecê-lo, mas também para desenvolver as competências e habilidades específicas.

Neste trabalho ressalta o que foi realizado durante o período de estágio.


  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O período de observação constitui a primeira fase do estagio supervisionado.

 O meu estágio foi realizado no Colégio Municipal de Saco do Fogo,  localizado no município de Ibipitanga  no Estado da Bahia. O Colégio possui uma estrutura física considerável e atende alunos da pré-escola ao ensino fundamental, nos turnos: matutino, vespertino, e o EMITec  - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica  assim distribuídos   nos  três  turnos.

Quanto á estrutura física, a escola é de médio porte, não dispõe de todos os espaços necessários para o desenvolvimento das atividades escolares. Possui 06 salas de aula, uma de sala de professores, diretoria, cantina, banheiros, quadra esportiva não no  âmbito da  escola, mais retirado a  uns  200 metros  do corpo escolar,  e um pequeno pátio, a escola carece de uma biblioteca e de uma pátio maior que consiga comportar os alunos em atividades que precisam reunir todos juntos.

Mesmo com espaço físico reduzido, o gestor da escola Ailton Cruz dos Santos, com a sua energicidade, juntamente com os professores tem feito o possível para oferecer uma educação de qualidade aos seus discentes. E para isso, a equipe vem buscando as melhores alternativas com o objetivo de sanar  as dificuldades que eventualmente surgem. A sala onde observei / estagiei,  tinha como professor regente o Prof° Valdir Barbosa de Souza, os objetivos propostos por ele estão em concomitância com as necessidades de seus alunos, assim como, com sua práxis.

Ao antecipar o que pretende alcançar, o professor consegue organizar as ferramentas necessárias para atingir o seu alvo, o que faz com que ela seja feliz na ação praticada, pois o planejamento junto com o conhecimento prévio que a professora tem de seus alunos e ação docente intencional são mecanismos elementares na oferta de uma educação de qualidade. A proposta pedagógica do professor é voltada para a área de matemática.

O professor motivava os alunos perguntando ou valorizando suas dúvidas, preocupava-se com a aprendizagem, sabia-se o aluno tinha a capacidade (pré-requisito) para aprender o que ele estava ensinando  e resolvia exercícios adequados ao nível da turma.

A participação ativa dos discentes contribuía  eficazmente para que os objetivos almejados fossem alcançados e entusiasmado com tal comportamento o professor motivava a continuar.

Durante suas aulas o professor utilizou recursos didáticos como: quadro. Pincel, livros, suas aulas eram atrativas e dinâmicas, mas mesmo assim nem todos participavam. Quanto á avaliação, a metodologia utilizada pelo professor foi relevante a dinâmica, o que deixou os alunos á vontade para expressar suas opiniões sobre as temáticas abordadas na disciplina de matemática. Como já eram esperados alguns alunos, a minoria, não participaram das discussões sobre as atividades e por isso, acredito que o seu desempenho não foi tão quanto aos que mantiveram o tempo todo participando.

Contudo um melhor entrosamento com o professor regente e comunidade escolar do campo de estágio para que existisse efetivamente uma troca de experiência. Alem disso oportunizou condições de integração no contexto escolar para que eu possa identificar no nível do desenvolvimento da turma para o planejamento das aulas de estagio.

A educação proposta e entendida no seu sentido social, sem ser assistencialista, mas comunitária, que valorize e promova o ser humano critico capaz de fazer a leitura do mundo nele estabelecendo e vivenciando relações, observando, comentando e identificando-se no seu meio, se conscientizando das necessidades e possíveis soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com