TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  3.762 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Curso: Prog. Esp. For. Ped. Docentes – Matemática (Licenciatura)

Instituição: Universidade de Franca (UNIFRAN)

Nome do estudante: Fabio Rodrigo Gennari

RGM: 14402998

Disciplina: Estágio Curricular Sup. Em Matemática No Ensino Médio

Ano/semestre de realização do estágio: 2015/2

Apresentação da Unidade Escolar

Nome da escola: E. E. Dr. Salles Junior

Endereço: Rua: Demétrio Calfat / n°: 865 / Bairro: Centro / Cidade: Dourado / Estado: SP / CEP: 13.590-000

Dependência administrativa: Pública

Diretoria/Secretaria de ensino a que está vinculada: Diretoria de ensino de São Carlos

Ano(s) e nível (eis) escolar (es) observado(s): 1º, 2º e 3º ano(s) do ensino médio

Descrição da estrutura física da unidade escolar

        A escola onde desenvolvi o estágio possui 12 salas de aulas bem ventiladas e iluminadas e com duas lousas em cada sala, ainda possui uma cantina, um pátio coberto e um descoberto e uma pequena área verde, além de diretoria, secretaria, banheiros para os alunos e professores, cozinha, dispensa, computadores, uma rádio, TVs, videocassete, DVD, câmera fotográfica/filmadora, datashow, antena parabólica, rádio, impressora/copiadora e retroprojetor.

        A escola conta ainda com espaços para auxiliar os professores em sua prática docente como: sala de leitura, sala de professores, laboratório de ciências, laboratório de informática, auditório, quadra de esporte coberta e quadra de esporte descoberta.

  1. Introdução

Neste relatório vou relatar minhas impressões sobre as 150 horas estágio que cumpri, estas horas foram divididas da seguinte forma 55 horas de observação, 40 horas de participação e 55 horas de regência, realizado no período de 28/08/2015 à 09/10/2015, o estágio foi supervisionado pela professora Silviane Porta Lopes Martins, formada em matemática, exerce a função de docente desde 16/02/1995 desde então dá aulas nesta instituição.

  1. Desenvolvimento

  1.  Observação – Ensino Médio

Começando o trabalho sobre Funções no 1º A e B e Álgebra nos 1º C e D, Álgebra nos 2º A, B e C e Funções nos 3º A, B e C – o primeiro tópico que teve como observação sobre o conteúdo, o principal enfoque nesse momento foi em observar como se dava à didática e disposição do tempo em aula para que os objetivos fossem atendidos com a qualidade necessária. Nesse relatório não irie ater-me sobre o olhar matemático e suas demonstrações e resoluções dos problemas e sim, numa observação didática e da pedagogia aplicada.

Nesse primeiro momento do conteúdo de estudo: Funções – Função Exponencial e Logarítmica no 1º A e B e Álgebra – Progressão Aritmética e Geométrica no 1º C e D, Álgebra – Análise Combinatória nos 2º A, B e C e Funções – Função Afim e do 2º grau nos 3º A, B e C - a docente responsável roteirizou o conteúdo a ser ministrado através de uma apresentação teórica estruturada em lousa, utilizando canetões coloridos.

A parte teórica das matérias permite ao aluno ter uma estruturação lógica daquilo que será trabalhado nos próximos dias, apresentado os instrumentos e como funcionam, assim como possibilita retomar o conteúdo e ver detalhes da resolução.

Após a explicação, a professora tirou dúvidas com os alunos, ouvindo suas questões e fazendo suas intervenções sobre a fala dos discentes. No momento em que foram passados os exercícios as dúvidas e principais dificuldades surgiram. Ela, com muito cuidado com os alunos e de modo a atender a todos, foi trabalhando as dificuldades e fazendo com que os alunos superem essa primeira fase de exercícios. Os exercícios foram corrigidos e inseridos novos; trabalhando sempre com o caderno do aluno e material auxiliar. Nessa nova fase, os exercícios tornaram-se mais complexos o que fez que a dinâmica e quantidade de atividades tivesse de ser re-planejada para que fosse possível atender a todos. Exercícios corrigidos, reforçando os pontos mais importantes do conteúdo.

Após essa etapa, começou-se a movimentação em preparação a avaliação. Apesar de que há como forma institucionalizada, a avaliação formal há também a avaliação que mensura a dinâmica e envolvimento do aluno em sala.

  1.  Regência

Dando início a fase de regência, todas as atividades foram ministradas nas mesmas salas onde foi desenvolvido o trabalho de observação para que a dinâmica de desenvolvimento fosse mantida e as técnicas de comunicação e didática fossem sendo aprimoradas com o passar dos dias através da troca de experiências/vivencia entre educador e educando e estagiário e professor.

A escola como um todo oferece uma estrutura de muito diálogo para que o docente sinta-se livre para ajustar e conduzir da melhor maneira sua turma. 

Conforme dito anteriormente no relatório de observação, a todo instante havia uma troca de informações e recepção significativa por parte da docente, orientando, ajustando e conduzindo de modo muito eficaz as atividades a serem executadas, tornando o processo de estágio dinâmico, útil e muito proveitoso a todos os envolvidos: eu como estagiário e alunos como parte integrante e essencial ao processo, fazendo com que todos fossem exitosos em sua função.

O ponto inicial para essa etapa foi a discussão sobre o plano de aula, conteúdo a ser ministrado e as habilidades e competências que deveriam ser trabalhadas para que os alunos possam evoluir no seu aprendizado.

Nessa etapa elaborei os planos de aula de acordo com os requisitos indicados no material oficial do estado de São Paulo, visando trabalhar com a apostila do aluno e seus eixos de aprendizado, sempre consultando material complementar nos livros didáticos, auxilio no material disponibilizado pelo MEC e recorrendo a professora Silviane sobre a forma como estava sendo elaborado.

Nessa etapa de regência nos 1º A e B, foram desenvolvidas atividades sobre:

  • Logaritmos: definição e propriedades;
  • Função logarítmica: equações e inequações.

Já no 1º C, foram desenvolvidas atividades sobre:

  • Progressão Aritmética e Geométrica;
  • Fração Geratriz

Nos 2º A, B e C, foram desenvolvidas atividades sobre:

  • Raciocínio combinatório: princípios multiplicativo e aditivo;
  • Probabilidade simples;
  • Casos de agrupamentos: arranjos, combinações e permutações;
  • Probabilidade da reunião e/ou da intersecção de eventos;
  • Distribuição binomial de probabilidades: o triângulo de Pascal e o Binômio de Newton.

Já nos 3º A, B e C, foram desenvolvidas atividades sobre:

  • Função de 2º grau;
  • Construção de gráfico de função do 1º grau;
  • Teorema de Pitágoras;
  • Função afim.

Na parte teórica das matérias apresentadas foram tiradas do seguinte site: http://www.somatematica.com.br/, livros didáticos e o caderno do aluno.

Para isso a metodologia aplicada foi uma parte introdução teórica, fazendo a transposição didática para a realidade vivenciada pelos alunos. Após a explicação geral, através do esquema estabelecido em lousa, na aula seguinte passamos aos exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com