TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Cálculo A, Matemática do Ensino Médio, Geometria Plana e Espacial, Física A, Multimeios Aplicados à Educação, Álgebra Linear .

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.511 Palavras (15 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CRICIÚMA-SC

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Cálculo A, Matemática do Ensino Médio, Geometria Plana e Espacial, Física A, Multimeios Aplicados à Educação, Álgebra Linear.

(DIEGO VIEIRA DE SOUZA – 1600360899)

EDUCAÇÃO INTEGRAL

NOME DO TUTOR EAD: DULCILENE CARVALHO GRADE

SIDERÓPOLIS – SC (SANTA CATARINA)

2016

Ensino em Tempo Integral e a Matemática

Um novo modelo de educação integral em toda a rede de ensino, uma jornada de até nove horas diárias, nos mostra um avanço no ensino educacional.

Segundo dados da secretaria da educação em São Paulo no ano de 2015, a escola em tempo integral implantado no ensino médio em cem escolas nos mostra um índice que vem crescendo a cada ano, ou seja, uma inovação no currículo escolar, implantação de salas temáticas e ambientes de leituras e informática para um melhor aprofundamentos nos conteúdos ministrados em sala de aula e preparando o aluno para o mundo do trabalho.

Professores tendo que trabalhar em duas a três escolas, com a educação em tempo integral, o mesmo se organiza de acordo com a escola tendo seu tempo de lazer e preparar suas aulas para que se tornem produtiva e também um novo relacionamento com alunos e equipe em geral. Com o tempo curto em sala de aula, professores se prendem a fazer uma aula diferenciada tendo que passar seu conteúdo exigido durante o ano letivo, porém com esse novo modelo e ampliação nas aulas tanto na matemática como em outras áreas nos leva a um novo conhecimento podendo ministrar suas aulas teóricas e práticas em seu âmbito escolar, ou seja, tirando esses alunos de suas salas para um melhor conhecimento utilizando o espaço escolar. Na matemática, por exemplo, ensinar a calcular não apenas com lápis e papel mas sim seu ambiente escolar, calcular espaços como quadra refeitório, utilizando materiais concretos para o ensino.

Recursos tecnológicos podem ser utilizados com o mesmo objetivo dos materiais manipuláveis, visando contribuir com a construção dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Atualmente, é impossível negar a importância da tecnologia para os mais variados setores da sociedade. Como exemplos de recursos tecnológicos, podemos citar as calculadoras científicas, entre outros. “no contexto escolar é propiciar ao aluno um ambiente diferente de aprendizagem, mais interativo, dinâmico, permitindo assim ao educando verificar situações dos mais diversos gêneros” (CERCONI; MARTINS, 2014, p. 4). Criar laboratórios de ciências, artes, matemática entre outros conforme o quadro de ensino em que a escola abrangerá.

Os currículos do ensino médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

O currículo deve contemplar conteúdos e estratégias que capacitem o ser humano em 3 domínios: A vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva

Um caminho de diversificação das experiências escolares com objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos relativos às áreas do conhecimento contempladas na base nacional comum. Os professores devem despertar nos alunos a curiosidade pelas temáticas sugeridas. As propostas devem ser articuladas com as demais disciplinas de modo a enriquecer o processo de construção de aprendizagem.

Laboratório de Matemática

Após várias reuniões entre os professores de Matemática, ficou definido a implantação de um laboratório de Matemática na escola para auxiliar no desenvolvimento de atividades complementares para os alunos do ensino em tempo integral. Podemos considerar pontos importantes, que justificam a utilização de jogos. São eles que desenvolvem habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, desenvolve a capacidade de ver algo a partir de um ponto de vista diferente do seu e de coordenar essas opiniões para chegar a uma conclusão, desenvolve a linguagem, a criatividade e o raciocínio lógico e diminui os bloqueios apresentados por muitos alunos que se sentem incapazes de aprender sendo assim fiz uma lista de jogos e softwares.

Temos vários jogos e/ou maneiras de ensinar a matemática de um modo diferenciado, iniciando a lista temos o Alquerque, Batalha Naval circular, Cordeiros e Tigres, Dominó das 4 cores, Estrela 26, Fanorona, GNV, Hasami Shogi, Jogo da Corrente, Jogo da Velha Triangular, Jogo do Losango Impar, Jogo dos Circulos, Jogo dos Pontinhos, Kono, mancala, matrix, Mu Torere, Onça e Índios, Pentaminós, Peralicatuma, Picaria, Policiais e Ladrões, rastros, Rebeldes Chineses, Shisima, Sempre 10, Soma 15, Soma28, Soma 34, Tablut, Tapatan, Torre de Hanói, traverse, Trinca, Xadrez Chinês, Yoté, Eureka, Zigue – Zague, cubo mágico, Trilhas, Blocos lógicos, Tangram e Origami. Esses são alguns jogos para auxiliar no ensino da matemática no Ensino Médio, e além desses também temos softwares matemáticos dentre muitos temos GeoGebra, Geoplano Virtual, Cabri Géomètre, Poly, Equation Grapher, Geoplan, Geospace, Ghaphequation, Graphmatica, Math GV, Modellus, Non Euclid, OOG – Object Orientation Game, Régua e Compasso (C.a.R), S – Logo, Tess, Torre de Hanói, Winarc, Wingeom, Winmat e Winplot e muito mais.

Dentre muitos eu escolhi a GeoGebra, Graphmatica, Torre de Hanói, Tangram, RPG, e Matrix.

GeoGebra: é um Software de Geometria Algébrica que possibilita a construção de objetos geométricos com “manipulação” das figuras e exploração da expressão analítica das curvas. O programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como permite inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada. Equações e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com