TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.802 Palavras (40 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

Observamos a matemática ligada á realidade, fazendo parte da nossa rotina e para maiorias dos alunos assustadora.

O ensino da matemática vem sofrendo com vários aspecto no decorrer dos tempos, preparo estrutura didática, paciência e sabedoria são fatores fundamentais no estudo de métodos que fundamentais no estudo de métodos que facilite o aprendizado da disciplina.

”E importante destacar que a matemática deverá ser vista pelos alunos como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação” (Brasil, 1997).  

O estágio de licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº 9394/96). O presente trabalha tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estagio Curricular no Ensino Fundamental apresentada á Anhanguera / Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina do curso de segunda licenciatura em matemática. Neste documento está inserido todo trajeto do estágio que ocorreu entre o período de 01 de Agosto a 31 de Agosto de 2018 no Centro Municipal de “Educação Básica Miguel Sutil”- no ano do Ensino Fundamental em Barra do Garças – MT, Distrito de Toricoejo, cujo processo teve inicio, com observação e concluído com regência .

É através do estagio que ganhamos experiência, estar com os alunos, por em pratica os conhecimentos adquiridos, conhecer a realidade de uma sala de aula saber que o desafio é muito maior que imagina.

Desafio como diminuir a exclusão dos educadores em relação á matemática.

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO

O Centro Municipal de Educação Básica Miguel Sutil fundada em 1957, registrou o funcionamento de uma escola de pau-a-pique, com bancos rústicos e materiais de Barra do Garças- MT construiu um prédio escolar para abrigar a clientela crescente.

Em 2001-2004 houve a construção da quadra coberta e duas salas, sendo 01 de aula outra para os professores. No ano de 2008 construiu-se o Tele centro Comunitário de Inclusão Digital e o período de 2009-2012 a escola recebeu a informatização.

Hoje o Centro Municipal de Educação Básica Miguel Sutil (Distrito de Toricoejo), possui na sua infra-estrutura 05 salas de aulas, sendo quatro delas informatizadas, uma mini quatro delas Biblioteca de informática, uma de Direção e Secreta Conjugada e uma sala de deposito para materiais pedagógicos, uma cozinha, 02 banheiros; feminino e masculino, uma quadra esportiva cobertura com banheiros masculino e feminino.

O regime de funcionamento do Centro Municipal de Educação Básica Miguel Sutil oferece a Educação Básica nas seguintes etapas no período matutino:

Educação Infantil, Pré I e Pré II multisseriado, Ensino Fundamental 1º ao 9ª ano multisseriado.

A escola atende atualmente 60 alunos distribuídos em cinco turmas em salas multisseriadas, de maneira integrada, os professores realizam um acompanhamento individual a cada criança ou adolescente possibilitando garantir o bom desenvolvimento de todas, respeitando sua faixa etária e suas peculiaridades. Dessa forma a troca, a interação entre os estudantes proporciona momentos em que os mais experientes auxiliam os menos experientes e a aprendizagem é favorecida de maneira coletiva.

E uma parceria entre Prefeitura Municipal de Barra do Garças – MT e Seduc desde 2015 funciona salas anexa- campo, Ensino Médio (1º, 2º e  3º ano) atendendo cerca de 20 alunos da comunidade de Toricoejo e fazendas circunvizinhas no período noturno, sendo extensão da Escola Estadual Prof° Maria de Lourdes Hora Moras, Barra do garças – MT.

2- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No inicio do trabalho com qualquer disciplina, a primeira questão que ocorre é: “Por que essa disciplina contra no currículo escolar?” No caso especifico da matemática, a resposta em geral pode ser duas: “A matemática é necessária em atividades praticas que envolvem aspectos de cálculos etc.” e “A matemática desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de abstrair, generalizar, projetar, transcender o que é imediatamente sensível” (CENP, 1992 p.2).

Se consultarmos algumas pessoas sobre sua formação escolar em matemática, contudo, poucas concordarão que esses objetivos foram alcançados. Podem ser varias as razoes desses insucessos, exemplos: método de ensino inadequado; falta de uma estreita relação entre a matemática que se aprende nas escolas e as necessidades cotidianas; ou defasagem da escola quanto aos recursos tecnológicos mais recentes.

Alguma hipotético-dedutiva deve ser apresentada dessa maneira ao aluno, desde as fases iniciais. Assim exigem dele um nível de abstratação e formalização que pode estar acima de sua capacidade, pois os quadros lógicos de seu pensamento podem não estar desenvolvidos o suficiente. A saída encontrada por muitos alunos é memorizar alguns procedimentos que lhe permitem chegar aos resultados exigidos.

Uma pergunta comum entre os alunos é: “Para que eu preciso aprender isso?” Embora um dos objetivos explicitas do ensino da matemática seja preparar o estudo para lidar com atividade praticas que envolvam aspectos quantitativos da realidade, isso acaba não acontecendo. Então, exceto por alguns problemas de compras, pagamento e troca, a questão continuaria valida, porque grande parte do conteúdo, na maioria das vezes, continua sendo tratada de modo totalmente desligada do que ocorre no dia a dia da escola e da vida dos alunos. A simples reprodução de procedimento e acumulo de informação educadora matemática apontam da atividade matemática. Essa opção traz a certeza de que o conhecimento matemático ganha significado quando o aluno tem situações desafiadoras quando os alunos para resolver e trabalhar para desenvolver estratégias de resolução.

A resolução de problemas, na perspectiva indica pelos educadores matemáticos, possibilita aos alunos mobilizar conhecimento e desenvolver a capacidade para gerenciar as informações que estão a seu alcance. Assim os alunos terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca de conceitos e procedimentos matemáticos bem como de matemática, do mundo em geral e desenvolve sua autoconfiança.

A situação problemas é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, idéias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de algum tipo de estratégia para resolver-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67 Kb)   pdf (467.9 Kb)   docx (290.1 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com