TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Migração, desde os primórdios da humanidade

Por:   •  28/11/2017  •  Ensaio  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

A migração, desde os primórdios da humanidade, foi fundamental para a sobrevivência da espécie. Atualmente, o homem não é necessário sair de seu local de origem, mas os fatores que o levam a tal, como por exemplo política, economia e cultura. Quando ele sai de seu país e busca abrigo em outro por causa de violência, ele se torna um refugiado. Contudo, eles são tratados com indiferença e acabam saindo prejudicados socialmente nessa situação.

O conceito de migração corresponde ao ato de migrar de um lugar para outro, seja país ou estado de origem, por diversos motivos. Os motivos que relevam o fluxo migratório no mundo são política, cultura e economia na maioria dos casos. Atualmente, não é mais necessário ao homem migrar para poder sobreviver, mas com catástrofes naturais e guerras civis ainda ocorrendo no mundo, muitas pessoas dependem da boa vontade política de outros países para estabelecer uma nova vida. Já refugiados são pessoas que estão fora de seus países de origem por causa de conflitos internos, perseguição ou violência e que necessitam de uma proteção de outros países. Um exemplo disso é a briga entre países europeus e refugiados da guerra civil da Síria que tentam entrar nos países. O caso mais famoso foi o da criança de 3 anos de idade que morreu por causa dessas crises de migração e sua foto repercutiu em todo o mundo. Isso só prova o quanto a humanidade não está preparada para lidar com esse tipo de situação.

Infelizmente, os refugiados sofrem desde que deixam seu país. Não há preparação política e econômica por parte dos países destino e isso acaba prejudicando eles. Uma vez que tenham que lidar com a opressão política e cultural, o racismo e xenofobia são maus enraizados nos países europeus. Depois do caso de menino achado nas praias turcas, muitos refugiados conseguiram entrar no país, mas isso não garantiu a eles uma total cidadania.

As guerras civis não são fenômenos naturais, se existem é porque decorreram de uma longa experiência de colonização e conflitos não resolvidos há séculos atrás. Hoje, as consequências se alastram e refletem em um povo inocente. Os países de primeiro mundo, tentam barrar a entrada dessas pessoas. Contudo, se trabalhado de maneira certa há sempre uma possibilidade de abriga-los com a ajuda de outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com