TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE DA GESTAÇÃO A VELHICE

Por:   •  25/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO

2° ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

DANIELLY DE GOIS SANTOS

A OBESIDADE DA GESTAÇÃO A VELHICE

Fatores que influenciam a condição

São Paulo

2020

DANIELLY DE GOIS SANTOS

A OBESIDADE DA GESTAÇÃO A VELHICE

Fatores que influenciam a condição

Trabalho apresentado no curso de administração integrado ao ensino médio da ETEC Abdias do Nascimento

Orientador: Sonia Silva dos Santos

São Paulo

2020


RESUMO

A obesidade é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, e pode ter como principais causas distúrbios alimentares, patrimônio genético ou maus hábitos alimentares, e caracteriza consequências que vão desde à diabetes até os problemas cardiovasculares. As gestantes e os idosos fazem parte de um grupo alarmante desta patologia, neste sentido, é importante compreender os perigos e as consequências da obesidade nestes períodos da vida com a finalidade de conscientizar um maior grupo e remediar os resultados dessa patologia na vida dos obesos e dos demais. O objetivo dessa pesquisa é identificar os fatores que influenciam essa questão e evidenciar os efeitos da obesidade na população gestante e idosa. A pesquisa apresentada tem caráter expositivo, replicando pesquisas feitas anteriormente por órgãos de imprensa e ciência.  

Palavras-chaves: Obesidade. Idosos. Gestante. Perigo. Consequências. Causas. Pesquisa.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1        OBJETIVOS, METODOLOGIA E FINALIDADE        5

2.        A OBESIDADE        6

2.1        A OBESIDADE EM GESTANTES        6

2.2        A OBESIDADE EM IDOSOS        9

2.3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O Índice de Massa Corporal (IMC) tem como maior objetivo, calcular a condição corpórea de um indivíduo de forma rasa e supérflua, porém extremamente prática. Quando um cidadão apresenta IMC superior à 30 kg/m2, é considerado obeso, estado esse considerado prejudicial à saúde da pessoa por fatores de risco decorrentes da doença, e por isso, pretende-se tratar a obesidade das gestantes e idosos neste presente trabalho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 18,9% da população brasileira é considerada obesa; essa taxa preocupante evidencia entre muitos fatores, a falta de saúde pública em solo nacional, já que a obesidade é uma condição muito presente e que acarreta em outras doenças, como a diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares dentre outros. As causas da obesidade são as mais diversas, tendo predisposição genética, sedentarismo e maus hábitos alimentares como principais fatores.

 Entre os 18,9% obesos em solo nacional, 16,7% deste número representam mulheres e 21,5% representam idosos; delimitando esses dois grupos, este trabalho pretende estudar os principais fatores e riscos que a obesidade causa.

  1. OBJETIVOS, METODOLOGIA E FINALIDADE

Este trabalho tem como objetivo principal estudar a obesidade em gestantes e idosos e como essa condição pode acarretar problemas para a saúde. Tal tema tem relevância informacional extrema, dado que a partir dessa pesquisa, será possível saber o que é a obesidade e como prevenir este problema.  A metodologia dessa pesquisa se baseia na coleta de dados presentes em pesquisas anteriores, portanto, não se trata de uma pesquisa de campo e sim de uma réplica de matérias e reportagens retiradas de órgãos governamentais, pesquisas científicas e até mesmo matérias publicadas  anteriormente, para que deste modo, a informação sobre a saúde corporal seja democrática.


  1. A OBESIDADE

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um em cada oito adultos no planeta são obesos, e de acordo como IBGE, 27 milhões de brasileiros são considerados obesos. Os números apresentados caracterizam sobretudo, a deficiência de saúde pública nacional, e também, a falta de estímulo à um tipo de vida saudável.

Fatores genéticos relacionados a fatores ambientais, como maior oferta de alimentos processados ​​e vida sedentária, contribuem para o aparecimento da obesidade. Alguns autores afirmam que fatores sociais, econômicos, culturais e ambientais podem afetar a ingestão alimentar excessiva, o que pode levar a alto ganho de peso pessoal. Muitos autores relatam que a obesidade é um fator de aumento da morbidade humana, e sua prevalência é elevada, principalmente devido a doenças cardiovasculares e outras doenças, como doenças respiratórias, colecistite, osteoartrite, veias varicosas, ventrais e As doenças da hérnia diafragmática, além do diabetes, parecem ter uma forte relação com a obesidade.

É impossível a delimitação da obesidade à uma única causa, pois elas podem ser as mais variadas e serão abordadas no decorrer da pesquisa. As consequências da obesidade também são muitas, e não se limitam apenas a patologias físicas, mas também, a fatores psicológicos como depressão e baixa autoestima.

É necessário entender o motivo da obesidade ocasionar a morte de mais de 168 mil brasileiros, segundo a UNIFESP. Consciente dos riscos à saúde física e psicológica dos indivíduos, mais à frente serão tratadas as causas, fatores de risco e consequências desta condição em grupos específicos: as gestantes e os idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (723.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com