TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade na Contemporaneidade

Por:   •  27/11/2019  •  Dissertação  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Conflitante. Essa é a melhor adjetivação para o quadro de corpulência no mundo moderno. Inquestionavelmente , a adiposidade está progredindo, interferindo diretamente na qualidade de vida da população, acarretando também no rompimento da harmonia entre os membros do corpo civil. Destarte, urge que os órgãos municipais e as escolas tomem providências para sanar a problemática.

Em primeiro lugar, destaca-se a indústria de massa como principal agente no aumento do número de pessoas acima do peso. A partir da revolução industrial, deu-se início a produção em série de alimentos e até hoje, há o consumo de uma quantidade absurda de comida industrializada. Consequentemente, os maus hábitos alimentares unidos ao sedentarismo, ocasionam inúmeras doenças.

Paralelamente, a sociedade vigente cria analogias entre o sobrepeso e as enfermidades. Em seguida, com o surgimento da gordofobia, vários integrantes do corpo social foram associados ao morbo e por esse motivo foram excluídos dele. Entretanto, essa é uma maneira preconceituosa de julgar, visto que indivíduos que possuem o IMC abaixo do normal podem sofrer de muitos males que são relacionados a um elevado índice de massa corporal.

Dado o exposto, entende-se que a obesidade é uma mazela social do qual se conhecem os efeitos nefastos. Diante disso, é essencial que as secretarias municipais do esporte, lazer e juventude estimulem os residentes a praticarem exercícios, por meio de eventos semanais onde serão feitos atividades físicas com o acompanhamento de instrutores. Outrossim, é dever das instituições de ensino básico, difundir uma cultura de criticidade, por intermédio de debates entre alunos e professores discutindo tais temas, assim formando cidadãos conscientes e que não terá mais o hábito de discriminar. Afinal, como dizia Malcolm X: “O futuro pertence aqueles que se preparam hoje para ele”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (22.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com