TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da vida

Por:   •  14/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

                  [pic 1]

        A  ORIGEM

DA  VIDA

A ORIGEM DA VIDA

Aluna: Luiza Nardi Chirata

1º ano A

Escola Estadual Padre Constantino de Monte

Trabalho solicitado pelo

Prof. Eduardo Barros na disciplina de Biologia

Maracaju – MS

2016

Introdução

        Tudo tem um princípio. E a vida é o princípio de todas as coisas.

Provar onde ela teve seu início, onde e como surgiu tem sido um dos maiores temas de estudos científicos desde a antiguidade. Muitas teorias já surgiram e continuam surgindo para provar a existência de todas essas formas de microrganismos que povoam o planeta Terra.

        O objetivo desse trabalho é conhecer algumas dessas teorias.

A origem dos seres vivos

        Uma coisa que sempre deixou os homens curiosos foi a origem dos seres vivos. Já existia uma teoria chamada criacionismo, que dizia que um Deus teria criado todos os seres vivos. Sendo assim, começaram a surgir outras teorias, como a da abiogênese.

        A teoria da abiogênese dizia que a vida pode surgir de matérias não vivas, ou seja, de matéria bruta, o que levou a muitas dúvidas. Eles começaram a observar matérias em decomposição. Observaram o surgimento de vários tipos de vermes e coisas desconhecidas. Eles acreditavam que nessa matéria bruta, morta, existia alguma coisa que fazia surgir vida, mesmo se considerando como sendo de uma forma inferior.

        Isso fez com que um observador, chamado Francisco Redi, analisando cadáveres em decomposição, percebesse que existiam insetos que iam até eles e ali colocavam seus ovos e nasciam vermes.  Sua pesquisa consistiu no seguinte: ele colocou dois pedaços de carne em potes diferentes, tampando um e deixando o outro aberto. O aberto foi criando vermes e fungos enquanto ele observava que no fechado as moscas estavam apenas rodeando. Assim surgiu outra teoria chamada biogênese passando a desconsiderar-se a teoria da.

        A teoria biogênese tem uma corrente de pensamento totalmente diferente. Ela acredita que para ter vida seja necessário uma vida pré-existente. Mas essa teoria foi criticada. Eles usaram métodos da tecnologia e o microscópio que permitiu observar microrganismos que são invisíveis ao olho nu. Como eles eram muito pequenos, as pessoas não acreditavam que existia reprodução sexuada. Foi assim que a teoria da abiogênese voltou, principalmente a partir do momento que surgiu Needhan. Ele queria provar que existia vida microbiológica a partir da matéria bruta.

        Em sua teoria, Needhan colocou uma substância nutritiva em um frasco, acreditando que existia uma força vital nela. Ele estava querendo provar que existiria vida mesmo matando todos os organismos, submetendo a substância à fervura. Depois de fervida, tampou para que as bactéria que existissem na atmosfera não entrassem. Depois de um tempo analisou e mesmo assim encontrou bactérias, afirmando que nessa substância nutritiva tem forças que podem gerar a vida microbiológica.

        Já Spallanzani repetiu o mesmo experimento, porém, manteve a fervura por mais tempo e com o pote fechado. Após esfriar percebeu que não havia microrganismos. Apresentou sua teoria alegando que Needhan não havia procedido de modo correto. Este por sua vez, alegou de imediato que havia destruído o principio ativo da substância nutritiva e saiu na vantagem. Assim surgiu uma corrente da abiogênese chamada vitalismo.

        Por muito tempo o vitalismo ficou em vantagem, porém, Louis Pasteur acabou com o conflito de teorias da seguinte forma: pegou dois frascos com formato de pescoço de cisne, pôs a substância nutritiva e levou à fervura que considerava adequada para matar todas as bactérias. Por serem longos e curvados os frascos, a substância que evaporava não chegava à superfície, funcionando como filtro. Dessa forma, os microrganismos não conseguiam passar.

        O que ele queria provar é que só é possível surgirem micro-organismos vivos no momento em que a substância entra em contato com a atmosfera. Para isso, cortou um pedaço de um dos frascos deixando possibilitando esse contato. Depois de algum tempo, percebeu que no frasco que não havia sido cortado não existia vida. Assim ficou estabelecida a Teoria Biogênese e Abiogênese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com