TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questões Wilson 2019

Por:   •  18/6/2019  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Identificar quais foram às causas imediatas e estruturais que causaram a Revolução Francesa e os acontecimentos do século XVIII, que juntos provocaram a Revolução.

Ao decorrer do ano de 1788 e o começo do ano de 1789, uma grande onda de falta de trigo assolou a França, a produção teve uma grande queda em virtude do clima que desfavoreceu a colheita, tendo como resultado, uma produção baixíssima.  As consequências disso deram-se como a grande escassez de trigo no interior da França e o aumento exorbitante do preço do pão em Paris, que tornou impossível o acesso da população mais pobre ao alimento, o que acontece em seguida, é uma imensa, horrível e trágica onda de fome que atinge toda a França, uma fome terrível de gigantescas proporções. Dessa forma, os servos de Gleba começam a tacar fogo nos castelos de seus senhores, juntamente com o registro de todas as dividas que possuíam,tem início o principio de Revolução Francesa que depois, ganharia ainda mais força e alcance com os burgueses e os ideais Iluministas. Assim, a Revolução francesa não é uma revolução de cunho burguês como muitos acreditam, mas sim, de origem camponesa. Ainda, diversos outros fatores tiveram impacto direto sobre a ascensão da Revolução como o atrito e as relações conturbadas entre as classes sociais que ocorria por toda a França, que fomentou ainda mais a vontade de mudanças. Vale ainda lembrar, os interesses de uma classe em especial, os burgueses (grandes comerciantes e mercadores muito ricos), apesar de já pegarem a Revolução em andamento, tiveram um papel fundamental para prolongar o fôlego de mudanças, porém, o que os motivou de nada foi à busca por ideais iguais a todos, mas sim, a aniquilação do antigo regime que os impunha grandes taxas e a instalação de uma nova ordem onde não só teriam o poder econômico, mas sim político e todos os privilégios destinados à nobreza e ao clero somente.

  1. Explicar como ocorreu a Proclamação da República como nela foi possível à ascensão do

É preciso se ter em mente, que toda revolução ou levante de qualquer natureza, sempre deixa brechas para que o próximo assumam o poder, no caso da Revolução Francesa, depois da execução do rei Luis XVI e a queda completa da monarquia, a monarquia foi proclamada, desta forma, alguém teve que assumir o novo governo, isso deixou brecha para que os jacobinos assumissem a liderança da nova ordem.

Aos jacobinos, eram o completo o oposto do que compunha os girondinos (classe política extremamente conservadora e de direita) e queria fazer uma quebra nos paradigmas completos, não apenas visando privilégios como os girondinos. Assim, os jacobinos levaram a radicalização da política. Começando pela implementação dos ideais Iluministas – Liberdade, Igualdade e Fraternidade- de forma plena, para todas as classes sem privilégios, a abolição da escravatura nas colônias francesas e uma espécime de declaração do direito dos homens, relacionado aos direitos humanos, isto, interpretado como uma ameaça à hegemonia burguesa, mais tarde, custaria tudo ao jacobinos.

  1. Explicar porque a República jacobina fracassou, se isolou e caiu, onde foi que os jacobinos erraram?

A República jacobina teve como motivo principal de seu isolamento político, o que posteriormente ocasionaria na sua queda, a ausência de uma ligação direta entre os líderes revolucionários jacobinos que assumiram o poder e o fôlego da revolução, não teve nenhuma linha de conversação entre ambos, ou seja, não houve nenhuma conexão entre as mudanças institucionais internos do Estado Frances com os camponeses e com o grande público. Portanto, onde os jacobinos erraram duramente, foi em uma espécie de planejamento, onde haveria órgãos, sindicatos especializados para realizar a intermediação entre os líderes e as demais classes, entre o fôlego revolucionário, como os proletários e camponeses, assim, os jacobinos isolam-se no governo e caem, o que acabaria por acontecer mais pra frente com os girondinos também. Os jacobinos deveriam ter fortificado a relação com o resto das classes francesas, para que as suas medidas, tivessem ganhado um voto de confiança e de adesão dos cidadãos.

  1. Explicar como e porquê também o regime do diretório que substituiu a república jacobina também fracassou, como a partir do fracasso do Diretório ocorreu à ascensão política de Napoleão Bonaparte?

O Diretório - República que assume o poder após a queda dos jacobinos- e que tem os girondinos como os líderes. No entanto, o Diretório também não se mantém no poder por muito tempo e a mesma falha que acometeu os jacobinos pouco tempo depois, acaba por fazer o mesmo com os burgueses. Ou seja, os burgueses tinham os meios de domínio econômico, porém, não possuíam uma representatividade política consistente, quanto mais um aparato de Estado eficaz para manter e fazer a manutenção de seu governo, os girondinos não possuem nada nem perto de um instrumento eficaz de administração estatal, uma plataforma minimamente organizada para substituir no lugar, mas então, qual a solução encontrada pela burguesia para fazer prosperar seus privilégios e hegemonia? Decidem colocar um general de incrível destaque do exercito Frances no poder, esse individuo seria Napoleão Bonaparte, que era extremamente inteligente, preparada, que tinha respeito, simpatia e imenso prestigio militar e indo além, tinha preparado bravamente da Revolução, este iria conseguir unificar a França, não só colocando as elites do seu lado, mas como todas as classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com