TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Entrevista Edward Wilson

Monografias: Resumo Entrevista Edward Wilson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 3

Entrevista: Edward Wilson

Sócios na aventura

A entrevista concedida pelo renomado biólogo e fundador da sociobiologia Edward Wilson, no ano de 1997, tratou dentre outros, assuntos que até hoje são motivos de preocupação para a população terrestre, e com seu vasto conhecimento nos alertou sobre os problemas que o desequilíbrio ambiental pode nos causar.

Segundo Wilson, o desmatamento é prejudicial, não somente pelos efeitos de destruição na camada de ozônio e o superaquecimento global, mas também pelo desequilíbrio ecológico que isso causa. A extinção de plantas e animais sem que ao menos os pesquisadores os conhecessem, é motivo de indignação para Wilson, que entende que para o funcionamento pleno da Terra, todos os componentes devem estar indiretamente ligados, cada um exercendo a sua função, ele que também é mimercologista (especialista em formigas), sugere que ao invés de termos os insetos e outros animais como inimigos deveríamos trata-los como companheiros na busca pelo equilíbrio ambiental.

Outro ponto citado na entrevista foi a mudança de pensamento humano com o passar do tempo, o que deixa Wilson otimista. Segundo o pesquisador, é notável a preocupação dos governantes, empresários e construtores com as causas ambientais: “É quase impensável hoje um projeto qualquer ir adiante sem que alguém tenha de esclarecer quais serão os efeitos das obras sobre a natureza. Em locais sensíveis como os Everglades, as grandes áreas inundadas da Flórida, a natureza hoje está muito mais bem cuidada do que há cinco ou dez anos”.

Perguntado sobre a possibilidade de restauração do equilíbrio ecológico por meios técnicos de genética e de clonagem, Wilson se mostrou pouco esperançoso, pois segundo o mesmo, apesar de ser uma aposta poderosa, essas técnicas serviriam apenas para manter as espécies já existentes, mas crê que é impossível a criação de novas espécies ou ressuscitação de espécies extintas, frisou também que o modelo de clonagem nada mais é que uma forma mais fácil de criar gêmeos idênticos, e que já eram feitas por outros métodos há mais tempo.

Como o próprio nome da matéria sugere, Edward Wilson, tem a ideologia que todas as espécies têm a obrigação de manter o planeta em equilíbrio, e finaliza a entrevista com a frase: “ Nós e as formigas somos sócios na tremenda empreitada de manter a vida no planeta terra.”

O tema atual e em constante destaque até hoje, proporciona uma reflexão sobre o que desejamos para as futuras gerações: apenas a nostalgia da diversidade da fauna e da flora mundial ou evoluirmos acompanhados de tudo que o planeta nos oferece?

A realização ou não desses pensamentos só dependem das atitudes das pessoas no hoje, no presente, visto que, a saúde ambiental deve ser preservada sempre, assim como a nossa própria saúde, pois se não tivermos certas precauções e zelo, com o nosso bem estar físico ou mental, adoeceremos, e o mesmo ocorre com o planeta.

Prova desse fato são as inúmeras e enormes catástrofes ambientais ocorridas recentemente como, por exemplo, os deslizamentos de terra no Rio de Janeiro, o tsunami no Japão no ano de 2011 que arrasou a costa oeste do Japão, ou as inúmeras tempestades e furacões que ocorrem por todo o mundo, quase que a todo tempo, sem contar a destruição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com