TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questões de Elétrica

Por:   •  22/2/2016  •  Exam  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

Resolução P1

  1. Qual a diferença entre materiais isolantes e condutores? Dê exemplo dos dois tipos de materiais.

R: Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos.

Esses elétrons que abandonam o átomo são chamados de “elétrons livres”. Os metais no geral são bons condutores de eletricidade, pois eles possuem os elétrons livres. Os materiais condutores têm larga utilização no dia-a-dia. São utilizados, por exemplo, nos fios condutores de   eletricidade   e   na   indústria   de   eletroeletrônicos,   entre   muitas   outras     utilizações.

Os materiais isolantes fazem o papel contrário dos condutores, eles são materiais nos quais não há facilidade de movimentação de cargas elétricas. São exemplos de materiais isolantes: isopor, borracha, vidro, e muitos outros. Esses materiais são assim caracterizados porque os elétrons da camada de valência estão fortemente ligados ao núcleo, não permitindo dessa forma que ocorra a fuga dos mesmos. Os materiais isolantes são largamente utilizados, assim como os materiais condutores. São utilizados, por exemplo, na parte externa dos fios, encapando-os para melhor conduzir a eletricidade.

  1. O que você sabe sobre tensão alternada?[pic 1][pic 2]

R:  Característica de tensão alternada:

A condição fundamental para que uma determinada tensão elétrica seja considerada como tensão alternada é que a sua polaridade não seja constante. Os diversos tipos de    tensão

em CA podem ser distinguidos através dessas características: forma de onda, ciclo ou frequência e o período. Existem tensões alternadas com diversos tipo de onda e ciclo. O ciclo é, em resumo, uma parte da forma da onda que se repete sucessivamente.[pic 3][pic 4]

Período: Período é a designação empregada para definir o tempo necessário para que se realize um ciclo completo  de

uma corrente alternada. Período: tempo de realização de 1 ciclo completo. O período é representado  pela  notação  T  e  sua  unidade  de  medida  é  o  segundo  (S).  Frequência.       A frequência é número de ciclos de uma corrente alternada que ocorrem em 1 segundo. É indicado pela letra f e sua unidade é o Hertz (Hz). Frequência: número de ciclos completos realizados em 1 segundo. Tensão alternada senoidal.

A tensão alternada senoidal é a mais importante das tensões CA, tendo uma vista que toda a distribuição de energia elétrica para os consumidores (residência, indústria, comércio,...) é feita através deste tipo de corrente alternada. Isto significa que todos os aparelhos ligados à rede elétrica são alimentados por corrente alternada senoidal.

Resposta da P.: Sinal de Tensão varia de polaridade, uma hora negativa e outra, negativa, a partir de uma frequência de 60 Hz. (F= 60Hz -> 60 ciclos ; Fp= 50Hz.)


  1. De acordo com o circuito abaixo, que tem a tensão de alimentação de 220V, quatro dependências (somente circuito de iluminação) são alimentadas com essa tensão elétrica: uma luminária com duas lâmpadas de 100W na sala de estar, uma lâmpada de 150W na cozinha e em cada quarto, uma lâmpada de 100W.

[pic 5]

Determine:

  1. A corrente que cada Circuito necessita para funcionar.

R: P = U x I  I = P (W) ÷ U (V)  U= 220V V= 220V

Sala  2 x 100W  200 ÷ 220 = 0.9 A

Cozinha  150W  150 ÷ 220 = 0.68 A

2 Quartos  100 W  100 ÷ 220 = 0.45 A

  1. Na sua opinião falta algum condutor nesse esquemático?

R: O TERRA

  1. Qual o tipo de ligação das lâmpadas da sala?

R: PARALELO


Resolução P2

  1. São verdadeiras as afirmativas:

  1. Os dispositivos diferenciais residuais têm como função: Garantir a proteção de pessoas contra choques elétricos causados por contato direto e indireto e proteger o local da instalação contra incêndio, além de controlar a qualidade da instalação impedindo o desperdício de energia, uma vez que sua atuação ocorre também em caso de excessiva fuga de corrente. – VERDADEIRA.
  2. Nem todos os condutores vivos de um circuito (fase e neutro) devem ser ligados no dispositivo DR. Inclusive deve-se observar que o neutro deve passar pelo DR antes de ser conectado ao barramento de neutro. No caso de circuito com dois condutores vivos, isto é, FN e FF, deve-se usar preferencialmente o dispositivo DR unipolar. – FALSA – Todos os condutores vivos de um circuito (FN) devem ser ligados no DR. Deve-se usar preferencialmente o dispositivo DR BIPOLAR (FN e FF).
  3. Eletroduto é um tubo, por onde passam os condutores de uma instalação elétrica, de modo a aquecê-los e protege-los contra esforços mecânicos e corrosão – FALSA

– eletroduto não pode aquecê-los.

  1. Quando um disjuntor atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto circuito. Desligamentos frequentes são sinal de sobrecarga. Assim sendo, não se deve nunca trocar o disjuntor por outro de maior corrente. Como regra, a troca de um disjuntor por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos condutores por outros de seção maior. – VERDADEIRA.

  1. (    ) Todas as alternativas estão corretas;
  2. (    ) Todas as alternativas estão falsas;
  3. ( X ) Somente as alternativas I e III são falsas, as demais são verdadeiras;
  4. (    ) Somente as alternativas I e IV são falsas, as demais são verdadeiras.

  1. O que você pode afirmar a respeito da localização do quatro de distribuição de uma instalação elétrica predial?

R: O quadro de distribuição de uma instalação elétrica predial deve se localizar preferencialmente no centro de carga da instalação, que será definido como o ponto ou região em que se concentram as maiores potências. Ou seja, se o quadro estiver situado no ponto central das cargas às quais atende, pode-se obter uma razoável economia nos condutores, haja visto que serão reduzidos os comprimentos dos circuitos e, possivelmente a bitola dos condutores. Deve também atender a outros critérios como facilidade de acesso, funcionalidade e segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com