TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Por:   •  12/6/2021  •  Artigo  •  4.241 Palavras (17 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 17

A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

  MOURÃO, Joyce Bezerra[1]

SOUZA, Lucas Alves de[2]

ORIENTADORA: PROF. Drª CAMILA MARCELINA PASQUAL [3]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir a relevância da utilização dos jogos no processo educativo, para obtenção dos resultados foram utilizadas pesquisas bibliográficas de autores como Vygotsky, Velasco e Queiroz, assim como Leis e Diretrizes que tratam do tema. Por tanto percebe-se que a utilização dos jogos estão presentes na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, que é de suma importância, fazendo deste assunto um fator primordial a ser trabalhado por todos os pedagogos, professores, comunidade, escola e familiares que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Teve como objetivo geral analisar e refletir sobre a importância dos jogos para o desenvolvimento da criança, e destacar como também é importante instrumento para a construção do conhecimento e está vinculado a uma linguagem natural, que proporciona acesso a cultura e a troca de conhecimentos num processo de amadurecimento. Portanto o brincar na Educação Infantil, tem sido objeto de estudo, sendo sempre levando em conta a grande importância que há em momentos em que as crianças brincam e assim tem o seu desenvolvimento cognitivo cada vez mais ampliado. A atividade em que em que a brincadeira está presente torna o ambiente da aprendizagem bem mais enriquecedor, pois, o ato de educar não está restrito simplesmente a um quadro de escrever e uma carteira onde o aluno fica sentado, vai muito além da transmissão de conhecimento.

Palavras-chave: Jogos, Brincadeiras, aprendizagem, desenvolvimento, educação infantil.

INTRODUÇÃO

       O presente trabalho aborda a relevância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor e social, assim como na construção do conhecimento para as turmas de educação infantil.

       É notório que a Educação Infantil é a etapa inicial da vida escolar da criança, onde ela precisa de adequação para esse novo mundo e que a partir dessa primeira experiência é que se vai nortear os anos seguintes de sua jornada educacional.

       Dessa forma a escolha do tema se deu pela necessidade de favorecer um ambiente educacional prazeroso e dinâmico que venha a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois essa metodologia propicia um equilíbrio de prazer na construção de conhecimentos, assim acredita-se na exploração dos jogos como atividade universal e, através dela, a criança vai conhecer aprender e se constituir como parte de um grupo.  Podemos ainda dizer que a brincadeira e o jogo são meios para a construção da   identidade cultural e aprendizagem da criança.

       O referido trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que tem como principal objetivo analisar os principais conceitos e teorias de alguns estudiosos sobre como ocorre a ludicidade na prática docente e qual a sua importância. Desse modo, para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizados estudos de referências bibliográficas dos autores Bogdan e Binklen (1982), Vygotsky (1994),QUEIROZ, (2003) e dos documentos oficiais brasileiros Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), como forma de fundamentar esta pesquisa e conhecer o posicionamento dos autores, Leis e órgãos governamentais em relação a utilização dos jogos no processo educativo.

       Diante disso, para analisar a importância da utilização dos jogos no processo educativo, assim como para compreender de que forma os educadores devem fazer uso dessas metodologias em sua pratica pedagógica, como também para alcançar os objetivos citados acima, recorreu-se a revisão bibliográfica de autores mais discutidos no campo da educação, como forma de fundamentação teórica adequada ao desenvolvimento dessa pesquisa.

       Dessa forma o desenvolvimento deste projeto foi a pesquisa qualitativa fundamentado em pesquisas bibliográficas, realização de estudos das bases legais sobre a aplicação de jogos no processo de ensino e aprendizagem

       Sendo assim, com esse tipo de pesquisa, o pesquisador mantém contato com os objetos de pesquisa para se apropriar de informações concretas de modo que ela seja o mais real possível. Sendo assim, busca-se fazer uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, para que se possa fazer uma investigação de como os jogos e brincadeiras atuam de forma eficaz no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, objetivando ainda desenvolver uma pesquisa exploratória de modo que se possa explorar o tema e assim conseguir informações mais precisas, para que isso seja possível será aplicado os procedimentos bibliográficos, pesquisa de campo e pesquisa participante.

       O presente texto está organizado em três partes, a primeira parte contemplou discursões sobre o referencial teórico, detalhando os passos da coleta de dados na escola e da pesquisa bibliográfica com embasamentos legais. A segunda apresenta teorias nas perspectivas de alguns teóricos para a investigação do tema exposto acima e o terceiro trata-se dos resultados, discursões da pesquisa e considerações finais sobre a investigação realizada em pesquisas bibliográficas.

 METODOLOGIA DA PESQUISA 

       O referido trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que tem como principal objetivo analisar os principais conceitos e teorias de alguns estudiosos sobre como ocorre a ludicidade na prática docente e qual a sua importância. Desse modo, para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizados estudos de referências bibliográficas dos autores Bogdan e Binklen (1982), Vygotsky (1994),QUEIROZ, 2003) dos documentos oficiais brasileiros Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), como forma de fundamentar esta pesquisa e conhecer o posicionamento dos autores, Leis e órgãos governamentais em relação a utilização dos jogos no processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com