TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Por:   •  12/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 14

        

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 1][pic 2][pic 3]

   

ALYNE BENITES

OS  JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Campo Grande– MS

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 4]

[pic 5][pic 6]

ALYNE BENITES

OS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

 

 Artigo Científico á Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, para obtenção do Grau de Graduado em Pedagogia, sob a orientação da Professora Fábia Souza de Arruda Oliveira.

Campo Grande– MS

2017

        

OS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

BENITES, A.

OLIVEIRA, F.S.A.

RESUMO: No ambiente escolar, o jogo é um recurso muito importante, pois visa oferecer às crianças um ambiente de aprendizagem prazeroso e estimulador, podendo desenvolver nas crianças habilidades que possam levar para a vida toda.  Muitos professores utilizam os jogos como aliados para alfabetização, dando suporte necessário para as crianças desenvolverem estímulos próprios. Sendo assim representando uma grande mudança nessa concepção de ensino através dos jogos.

No entanto muitos pais veem os jogos somente como atividade recreativa, e não como algo que faz parte da cultura e tradição da vida da criança. Por isso é importante que os pais e a comunidade se faça presente no ambiente escolar, pois desta maneira entenderão o que o jogo e o aprender complementam na vida da criança, mesmo que na maioria das vezes não existe uma relação direta e significativa entre atividades com jogos e o aprender.

Pensando nisso, foi feito um questionário, com perguntas relacionadas ao tema do projeto, para que possamos entender melhor sobre a contribuição dos jogos como processo educativo dentro e fora da sala de aula com as crianças. O resultado dessa pesquisa demonstrou que a escola selecionada valoriza o brincar e aprender de forma lúdica e pude concluir que há uma grande valorização desses tipos de atividades, tanto da parte da coordenação, como da professora escolhida para responder o questionário.

Palavras-chave: Alfabetização; Aprendizagem; Questionário.

ABSTRACT: In the school environment, play is a very important resource because it aims to offer children a pleasant and stimulating learning environment and can develop in their children life skills that can last a lifetime. Many teachers use games as literacy allies, providing the necessary support for children to develop their own stimuli. Thus representing a great change in this conception of teaching through games. However many parents see the games only as a recreational activity, and not as something that is part of the culture and tradition of the child's life. It is therefore important for parents and the community to be present in the school environment, because in this way they will understand what play and learning complement in the child's life, even though most of the time there is no direct and significant relationship between activities with games and learning. With that in mind, a questionnaire was asked, with questions related to the theme of the project, so that we can better understand the contribution of games as an educational process inside and outside the classroom with the children. The result of this research showed that the selected school value playing and learning in a playful way and I was able to conclude that there is a great appreciation of these types of activities, both on the part of the coordination and the teacher chosen to answer the questionnaire.

Keywords:  Literacy; Learning; Quis

2. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a importância dos jogos no processo de desenvolvimento da criança, principalmente na primeira etapa da Educação Básica, visto que o lúdico faz parte da aprendizagem e da construção do conhecimento de toda criança. Podemos observar que a utilização de métodos que envolvem brincadeiras e jogos tende a contribuir com mais facilidade para o processo de ensino e aprendizagem e na formação de atitudes sociais como cooperação, socialização, respeito e interação.  Assim, o problema que norteou este estudo consistiu em discutir de que modo os jogos contribuem para aprendizagem e a importância deles no cotidiano dos alunos da educação infantil, visto que para muitos pais não enxergam esses recursos como facilitadores de conhecimento e sim como passa tempo.

No entanto, o brincar não pode ser visto somente como um instrumento didático facilitador para o aprendizado, pois influencia em diversas áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Nesse sentido, jogos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Muitos estudiosos ressaltam a importância das atividades lúdicas na infância, e veem o brincar como estímulo ao desenvolvimento cognitivo e social. Pensando nisso no primeiro momento, foram discutidos sobre os jogos como processo educativo e sua importância para o desenvolvimento da criança dentro e fora do ambiente escolar, se tratando de recurso pedagógico.

Posteriormente, é falado sobre a importância dos jogos no processo do ensino - aprendizagem, além de diversos tipos e características que possui, incluindo suas contribuições para o desenvolvimento da criança.

        

2.2. DESENVOLVIMENTO

2.2.a. Fundamentação Teórica

A infância de toda criança é caracterizada pelos momentos que passam brincando, correndo e fazendo novas amizades e nisso os jogos e brincadeiras fazem parte deste universo divertido e prazeroso. Os jogos e também as brincadeiras tem um papel muito importante, além de proporcionar a construção de sua própria identidade eles também ajuda as crianças a superarem desafios e medos. Podemos observar que grandes teóricos como Piaget, Vigotsky e Friedman, assim como outros acreditam que os jogos e brincadeiras ajudam no processo evolutivo das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (500.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com