TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde da Mulher

Por:   •  17/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

Ana Luiza Ribeiro        Matrícula:20180372

  1. Serotonina, noradrenalina e dopamina são neurotransmissores alvo dos antidepressivos. Então, responda:
  1. Qual é a relação desses neurotransmissores com a melhora da depressão? (1 ponto)
    Os antidepressivos buscam a equilibrar os neurotransmissores no organismo para proporcionar bem estar e amenizar os efeitos que causa com as alterações desses neurotransmissores. Pois a depressão ela se desenvolve no cérebro pois esta relacionado as modificações químicas que resultam na alteração desses neurotransmissores, responsáveis por transmitir impulsos nervosos.
    A serotonina pode causar depressão e felicidade, ansiedade e tranquilidade, agressividade, raiva, irritabilidade, apetite, controle de temperatura, sono, náusea e vômitos, sexualidade e sistema de dor.
    A noradrenalina é um neurotransmissor e hormônio ligado ao estresse, ligado ao sistema de alerta, aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumento da contratura e do estado de alerta e problemas de sono.
    A dopamina tem diversas funções no cérebro, incluindo o comportamento, atividade motora, automatismos, motivação, recompensa, produção de leite, regulação do sono, humor, ansiedade, atenção, aprendizado.
  2. Como esses medicamentos aumentam a quantidade desses neurotransmissores na fenda sináptica? (1 ponto)
    Produzem aumento na concentração de neurotransmissores na fenda sináptica através da inibição do metabolismo, bloqueio de recaptura neuronal ou atuação em autos receptores pré sinápticos.

  1. Escolha dois tipos de antidepressivos e compare seus mecanismos de ação, efeitos adversos e excreção. (2 pontos)
    O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA), a Doxepina influencia a atividade adrenérgica em nível sináptico, evitando a recaptura da noradrenalina pelas terminações nervosas, seus efeitos adversos são: sonolência, secura de mucosas, sede, cefaleia, fadiga, vertigem, alterações emocionais e distúrbios do paladar. É excretado via renal.
    A venlafaxina e seu metabólito ativo O-desmetilvenlafaxina (ODV) são inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSNs), e apresentam fraca atividade como inibidores da recaptação de dopamina. Esse medicamento potencializa a atividade neurotransmissora do sistema nervoso central, resultando no aumento da sensação de bem estar nos pacientes, levando uma melhora no quadro depressivo, seus efeitos adversos são:
     náuseas, tonturas, sonolência; com doses acima de 225 mg/dia podem aparecer sintomas como hipertensão, sudorese abundante, tremores; podem ser relatados diminuição da libido, anorgasmia, retardo ejaculatório e impotência. Esse medicamento é rapidamente absorção, sua biodisponibilidade é de 45%, e a ingestão com alimentos retarda, porém não compromete sua absorção.

  1. Cafeína, anfetamina e cocaína são estimulantes com ações parecidas, mas potências muito diferentes entre si. Pensando nesses estimulantes, responda:
  1. As anfetaminas possuem uso dentro da farmacoterapia. Que usos são esses? Por que esses medicamentos possuem um controle especial para a sua venda? (retenção de receita...) (2 pontos).
    Esse medicamento na segunda guerra mundial favorecia os soldados a ficarem acordados e mais ativos no campo de guerra por conta que a anfetaminas promovem alterações nos neurotransmissores chamados dopamina e serotonina, tornando os indivíduos mais alertas e sensação de bem estar. Um outro foco com o uso desse medicamento e que os efeitos diminuem a sensação de fome é um medicamento incluso nas dietas alimentares para as pessoas que desejam perder peso. É indicado para pessoas com transtorno do déficit de atenção, que pode acometer tanto as crianças quanto os adultos e para a narcolepsia um distúrbio com principal sintoma é sonolência.
    Por mais que esse medicamento seja bom em diversas patologias é necessário ser administrada sob acompanhamento médicos pois tras reações adversas que precisam ser administradas com cautela, pois esse medicamento provocam aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, arritmias, diarreias, gastrite, tremor fino de mãos, boca seca, irritabilidade intensa. Podem, ainda, ser responsáveis por episódios de intestino preso que, muitas vezes, se alternam com crises de diarreia. E nas mulheres pode provocar acidentes vasculares cerebrais.
  2. A cafeína utilizada sob a forma de bebidas energéticas, e muitas vezes associada a substâncias como a taurina, pode levar a uma maior ingestão de bebidas alcoólicas (quando se mistura álcool” energéticos”) por dois fatores; quais são esses dois fatores? (1 ponto)
    O primeiro fator é pelo o sabor que o individuo gosta quando associa as duas substâncias. O segundo fator é que o álcool e depressor do sistema nervoso central que acarreta um coma alcoólico porem retardar a sonolência que o álcool e aumentar o período de euforia que o álcool proporciona fazendo com que o indivíduo abuse do consumo, os riscos ao utilizar essas duas substancias que levam a morte, além do coma alcoólico ocorre a aspiração do vomito, dirigir embriagado ou alterações corporais como a violência.
  3. Quais os perigos da associação cocaína e bebidas alcoólicas? (1 ponto)
    A junção dessas drogas no organismo é chamada de cocaetileno, essa mistura causa um prolongamento da euforia, e de bem estar levando o indivíduo a perder a capacidade de julgamento, os dois associados diminui os sintomas da cocaína(
    suor excessivo, palpitação, dor de cabeça, tremores, ansiedade, contração muscular, na mandíbula e língua) e o indivíduo corre maior risco de overdose e complicações cardíacas pois ele não percebe que usou demais, no sistema nervoso central é comprovado o aumento de hepatotoxicidade e morte súbita entre usuários crônicos.
  1. As fronteiras entre realidade e fantasia são muito tênues e complexas; há momentos que o ser humano deseja a fuga da realidade utilizando alucinógenos enquanto o delírio e alucinação podem ser os sinais de transtornos psiquiátricos importantes.
  1. Quais as diferenças entre antipsicóticos clássicos e atípicos? (1 ponto)
    Os clássicos têm maior afinidade pelo receptor dopaminérgico D2, já os atípicos tem mais afinidade pelo receptor D4, os efeitos colaterais extrapiramidais (eps) os atípicos tem a menor tendência de induzir os eps.
    Os clássicos causam os efeitos extrapiramidais sejam originados do bloqueio excessivo de receptores dopaminérgicos do subtipo D
    2 na região do estriado, região cerebral responsável pelo controle da atividade motora fina, nos atípicos provoca menos hiperprolactinemia e efeitos extrapiramidais, o que lhe conferiu a denominação de antipsicótico atípico.
  1. Qual é o possível mecanismo de ação do lítio? (1 ponto)
    O lítio altera o transporte do sódio nas células nervosas e musculares provocando uma alteração no metabolismo intraneural das catecolaminas, porém o mecanismo específico de ação do lítio no tratamento da mania é desconhecido. Apesar de o lítio restabelecer o humor nos transtornos bipolares, o paciente tem reações emocionais normais e pode sentir ou não pequenas interferências com a capacidade física e mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com