TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Trabalho Escolar: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Leitura e Produção Textual

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

1. Nas charges que seguem ambos os textos e as imagens remetem a situações que fazem parte da realidade social do brasileiro. Explique, para cada charge, uma informação implícita e outra explícita.

Charge 01: O que a charge esta representando é informação explicita que a estrutura necessária para o Brasil sediar as Olimpíadas de 2016 ainda é virtual. Pois a informação implícita é a indignação pelas obras necessárias as Olimpíadas ainda estarem somente no papel, sem concretização.

Charge 02: A charge nos da informação explicita dos roubos das provas do MEC que vem acontecendo nos últimos anos e implícita o vazamento de informações das provas do MEC, sem uma segurança necessária que deveria acontecer (".sem barreiras"), nota-se que o infrator sai pela porta da frente com toda “segurança”.

O texto abaixo fornece informações para responder às duas questões que seguem, leia-o atentamente.

PRAZER.

Essa é a palavra sobre a qual construímos uma empresa. Independente e compromissada com apenas uma pessoa, o motorista. Não construímos carros. Construímos emoções. Nós somos os guardiões do puro sentimento, da adrenalina e dos arrepios, dos risos e sorrisos e das demais palavras não encontradas nos dicionários. Nós somos o prazer de dirigir. Nenhuma outra montadora rivaliza com a nossa história ou consegue reproduzir a nossa paixão. Ou a nossa visão. Inovação é nossa espinha dorsal, porém o prazer é nosso coração. Nós não nos afastaremos jamais do prazer. Vamos alimentá-lo. Vamos deixá-lo mais inteligente, testá-lo ao limite, rompê-lo e, então, construí-lo novamente. Mais eficiente mais dinâmico. Daremos ao mundo as chaves do prazer, e o mundo vai dar uma volta com ele. Enquanto outros prometem tudo, nós prometemos apenas uma coisa: a mais pessoal, celebrada e humana de todas as sensações. Essa é a história da BMW. Essa é a história do prazer. PRAZER É BMW. (Manifesto BMW do Brasil - publicado no Jornal O Estado de SP -03/10/2009)

2. Ao se escrever um texto, pressupõe-se sempre uma intenção. Essa intenção está relacionada com os objetivos que pretendemos alcançar. Então, para que o ato comunicativo tenha êxito, utilizamos certas funções de linguagem, pois elas norteiam as nossas intenções. Sendo assim, cite e explique qual a função de linguagem que predomina no texto acima e descreva sobre qual é a intenção de quem fez circular um texto como esse, fique atento (a) ao contexto. (2,0 pontos)

A função apelativa centraliza-se no receptor; o emissor influencia o comportamento do receptor, o emissor se dirige ao receptor. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

3. Os elementos coesivos são importantes para estabelecer ligação entre as partes que compõem o texto, além disso, evitam a repetição de certas palavras. No texto acima, estão sublinhados termos que remetem a algo já mencionado no texto. Dessa forma, em cada um deles, demonstre de maneira escrita o que é retomado.

No texto "Prazer”, as palavra 'essa' (1ª linha) e 'ele' (10ª linha) e os pronomes 'lo'

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com