TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produçao Textual

Monografias: Leitura E Produçao Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 4

1. Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos, que requer conhecimento de mundo, para fazer as inferências. Levando em consideração esse assunto, faça uma leitura, ou seja, explique as informações implícitas. (8 a 10 linhas) 3,0 pontos.

Na tirinha acima podemos observar varias cenas do dia a dia de um homem que não esta nem ai para a violação de determinadas leis que deveriam ser cumpridas. No primeiro quadrinho ele tenta subornar o policial lhe oferecendo dinheiro por ter estacionado em um local proibido. No segundo quadrinho, ele faz uma ligação clandestina de energia o chamado “gato na rede” para beneficiar a si próprio (5ºquadrinho). No terceiro quadrinho ele contribui com a pirataria, e logo depois comete varias infrações de transito como ultrapassar o limite de velocidade permitida e beber ao volante. E por ultimo sentado em seu sofá, lendo seu jornal, julga a ação de políticos diante da corrupção, fingindo não entender como tal ato pode ser possível, ou seja, julgando algo antes de julgar a si próprio.

2. Segundo Platão e Fiorin (1992, p.241), “Leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas. Caso contrário, pode passar por cima de significados importantes...”. Assim, há informações que estão explícitas no texto e outras que não. Essas informações implícitas podem ser:

a) pressuposto,

b) subentendido.

Após uma leitura atenta do fragmento de texto abaixo, explique , pelo menos, dois pressupostos e um subentendido.

“Para que o Brasil se torne um país do primeiro mundo, será preciso privatizar as empresas estatais, abrir a economia ao ingresso de produtos estrangeiros e terminar com os direitos trabalhistas que oneram a folha de pagamento e a Previdência Social.” (3,0 pontos)

Pressuposto 1:

O Brasil ainda não é um país de primeiro mundo.

Pressuposto 2:

As empresas estatais ainda não são privatizadas.

Subentendido:

O Brasil é um país que ainda necessita de muitos ajustes na economia para conseguir se tornar um país desenvolvido, ou seja, de primeiro mundo.

3. A linguagem é utilizada para que a comunicação se efetive. Não há comunicação neutra, o emissor tem objetivos ao formular seus textos (falados ou escritos). Assim, o texto pode estar centralizado em um dos elementos da comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, canal e referente, consequentemente, a linguagem passa a ter funções. (3,0 pontos)

Com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina no que se refere às funções da linguagem, faça uma análise do texto, seguindo o roteiro abaixo:

a) Indique as funções de linguagem predominantes, utilize versos para comprovar as funções;

b) Justifique, argumentando, a presença de tais funções;

c) Faça um texto argumentativo sobre o título do texto em relação à função de linguagem e às informações implícitas.

Obs. Para justificar as funções de linguagem presentes no texto não pode haver cópias de qualquer fonte, inclusive do livro didático. Cada resposta deve ter de 4 a 6 linhas.

SINAL FECHADO

(Paulinho da Viola)

Raimundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com