TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Ensaios: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas, acesse a ferramenta Professor na sua sala virtual.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final na disciplina.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

OBS: Para que as respostas possam ser consideradas totalmente corretas, você deverá responder as questões de forma que estejam relacionadas ao conteúdo dado e à pergunta efetuada, além de haver originalidade, clareza, coerência e correção gramatical,

conforme os critérios de avaliação presentes no plano de ensino da disciplina. Caso não siga as orientações acima, sua nota poderá ser descontada de acordo com o grau de cada inadequação.

1) A partir dos textos que seguem, responda aos questionamentos abaixo (2,5 pontos):

Falar mineiro

“E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra, de dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"

(João Guimarães Rosa, São Marcos, In: Sagarana)

Fala de um médico explicando algumas doenças do coração:

"Tem gente que nasce com coração maior ou menor, com vários defeitos. Essas são as cardiopatias congênitas, né? O coração pode nascer com inúmeros defeitos. Agora, o tamanho do coração também tem a ver com outros problemas que não são congênitos, como a insuficiência coronariana."

a) Explique qual é a função de linguagem predominante em cada trecho acima e aponte, pelo menos, duas características (em cada texto) explícitas neles encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída.

Resposta: No primeiro texto observamos o uso da primeira pessoa no singular, e ainda, os sentimentos do autor, características da função “emotiva”. Já no segundo texto, é claro o uso da função “fática” caracterizada pela conversação, ou seja, a “fala do médico explicando” tal assunto. Podemos analisar ainda que o autor não está preocupado com a transmissão da mensagem, o objetivo da fala do médico está focada no contato com o receptor.

b) Os dois textos expressam formas diferentes de nossa linguagem, isso está relacionado às diversas influências a que nossa língua está exposta. Em cada um dos trechos, explique qual é o fator de linguagem que influencia na variação.

Resposta: Podemos observar a influencia do “regionalismo” na variação lingüística, ressaltados o coloquialismo e o vocabulário utilizado. No segundo texto, observamos a ocorrência da variação social, pois há utilização de vocabulário técnico-profissional.

2. Nas diversas linguagens de nossa língua temos formas verbais e não-verbais de se expressar. A charge abaixo representa mais explicitamente um exemplo da forma não-verbal. Sendo assim, efetue duas leituras da representação das imagens apresentadas na charge. Procure analisar os detalhes expostos para fazer uma leitura o mais crítica possível, observando, inclusive, o que há por trás desses textos não-verbais. (2,5 pontos)

Fonte: img297.imageshack.us/img297/599/amancionn0.jpg.maryvillano.blogspot.com/.../charge-do-dia.html

Resposta: Em uma primeira análise, podemos identificar a desigualdade entre o ensino particular e o ensino público, tendo em vista a utilização da “lâmpada acesa” e do “lampião apagado”, e ainda, a condição dos móveis disponíveis para os alunos.

Em uma segunda análise, podemos nos deparar com uma situação de preconceito quando observamos um afro descendente representando o ensino público, e ainda, a idéia de que o ensino público é apenas para as pessoas menos favorecidas na sociedade, tendo em vista os trajes e limpeza dos personagens.

3) Leia o texto que segue e resolva os dois questionamentos propostos. (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com