TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida De David Gale

Trabalho Escolar: A Vida De David Gale. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 3

A Vida de David Gale

O Filme conta a história de David Gale, que é professor de Filosofia da Universidade do Texas e um famoso oponente da pena de morte, e que acaba indo parar no corredor da morte no Estado do Texas, onde sua principal acusação é a do homicídio contra uma mulher, que também era contra a pena de morte.

Faltando quatro dias para sua execução David narra sua história em partes para a repórter Bitsey que é conhecida por sua integridade, ele se envolve com uma aluna, que como consequência o fez perder o emprego sendo acusado de estrupo, logo depois sua amiga Constance morre misteriosamente e todas as pistas levam a Gale, eles começam a discutir os fatos do assassinato de Constance.

Bisty recebe uma pista e resolve recriar a cena do crime, descobrindo onde poderiam estar as provas que libertassem Gale. No dia da execução, ela e Zack que é seu ajudante finalmente encontram uma fita de vídeo, na casa de Dusty, também é ativista da causa, levou para as autoridades a fim de livrar Gale da morte, mas a execução já havia acontecido, ele estava morto. Na fita mostrava Constance se matando, como Bisty preverá, e Dusty e David, revelando o real sentido de toda a história, o objetivo de tudo aquilo ter acontecido.

A conduta de Gale foi decisiva, ele usou a consciência para extrair coragem, e junto com Constance forjou um crime que não poderia ser perfeito, pois os vestígios deveriam ser convincentes.

Juntos buscavam uma maneira mais humana de punir os criminosos, e queriam provar que o sistema do governo não funcionava de maneira justa, pois pessoas inocentes morriam. Um gesto grandioso, mas não suficiente para mudar as formas de política do Governo.

O fato é que David Gale não morre como parece, para provar que o sistema é falho e, assim, cumprir seu destino de mártir e salvar os futuros condenados da desumanidade do sistema judiciário. Gale morre para resgatar sua imagem perante o filho, que foi afastado do pai pela ex-esposa e vive na distante Espanha.

Gale derrotado em todos os sentidos, embora de uma inteligência privilegiada, jogar com a morte (a de Constance e depois a sua), e optar até o final pelo jogo, é a única maneira de representar um sentido para a sua vida e resgatar sua imagem: perante a sociedade, é a vítima que morreu sendo inocente; perante seu filho é o herói que provou sua inocência; perante o governador, é o vencedor que apontou um inocente injustamente punido com a morte. Mas, e perante a jornalista? Ficamos com as suas lágrimas de compaixão e espanto.

A vida de David Gale não foge do caráter manipulativo, pois faz com que as pessoas reflitam sobre o assunto. Um filme inteligente trata-se não somente de um grupo de ativistas contra a pena de morte, mas também de questões pessoais que levam as pessoas a terem reflexões sobre como devem lidar com as conseqüências causadas por suas escolhas.

Após assistir a este filme, realmente fiquei muito interessada em adquirir mais informações sobre o tema pena de morte, tendo em vista que nosso país não possui esta prática tão polêmica e controversa.

Nos Estados Unidos, dos 50 Estados, 36 deles permitem a condenação de seus infratores nesta modalidade, somente a China é o país onde a pena de morte é aplicável em todos os seus territórios.

Nos levando a refletir sobre a o rígido sistema penal americano e como este pode influenciar a vida das pessoas que muitas vezes são injustiçadas pelas leis aplicadas.

Este filme é um excelente objeto de estudo para estudantes do curso de Direito, pessoas ligadas às práticas jurídicas e demais pessoas interessadas no tema Direito, uma vez que, abrangendo aspectos morais, éticos e legais.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »