TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Filme - A vida de David Gale

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.523 Visualizações

Página 1 de 2

        O Filme “A Vida de David Gale” do diretor Alan Parker conta a história dos professores universitários David Gale e Constance Harraway, e também da jornalista Bitsey Bloom. O principal objetivo do filme é fazer uma crítica ao sistema prisional americano, principalmente no que diz respeito à pena de morte.

O personagem principal é o professor e militante David Gale, homem estudioso e conhecido pela sua dedicação à profissão. Ele fazia reflexões críticas ao sistema e condenava a pena de morte, pois afirmava que tal medida violava os direitos humanos. No entanto, este personagem, em princípio ético e devoto à sua família, foi acusado pelo assassinado e estupro da sua colega de profissão, Constance Harroway.  Ele foi preso e condenado a execução, procedimento que tanto lutava contra.

        Dias antes de sua execução, a jornalista Bitsey Bloom entrevistou o réu, e, pela primeira vez, ele contou detalhes de sua história e o que aconteceu na época da morte de Constance. A jornalista ficou muito intrigada com o caso, pois é possível perceber que tanto David Gale, como Constance eram renomados professores universitários do Texas e militavam contra as atrocidades cometidas pelo Estado e contra a aplicação da pena de morte no sistema penal estadunidense. No final, depois de ouvir os depoimentos do réu e analisar os fatos, Bitsey percebe que a condenação e morte do professor foi um experimento para comprovar toda a sua teoria e crítica à respeito da pena de morte.

         Ao longo do filme, todas as diversas críticas feitas ao modelo penal norte-americano são concretas, e em alguns casos poderiam ser aplicadas no Brasil. É possível notar que sua principal crítica a utilização da pena de morte era de que elas não tinham sentido, pois após morto, o acusado não poderia apresentar alguma inovação à defesa, o que certamente levaria a execução de pessoas inocentes, uma flagrante falha no sistema, a qual nunca poderiam ser revisadas, pois, tratava-se de extermínio de vidas. Além disso, não existiriam provas concretas de que a existência da punição com a morte em um Estado levaria à redução da criminalidade. Gale critica, também, o alto valor gasto constantemente com as execuções, representando mais um custo ao Estado, custo esse desnecessário. Tudo isso comprovaria a ineficiência do sistema judiciário baseado no punitivismo extremo, como o do Texas.

         O filme propõe uma excelente reflexão, posto que aborda esta temática tão polêmica que é a possibilidade de aplicação da pena de morte. Tal penalidade é proibida no ordenamento jurídico brasileiro, mas ainda assim é defendida por grupos extremistas que enxergar o Direito Penal como meio de vingança, ou então como uma medida eficaz no combate à criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com