TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida De David Gale

Ensaios: A Vida De David Gale. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina -FACAPE

Aluno: Emerson Sousa Bernardes

Resenha Crítica do filme;

A vida de David Gale

O drama começa quando David Gale, um renomado professor universitário de Filosofia, participante de um grupo de ativista, que lutam contra a pena de morte, alegando que este era um sistema falido e que não dava voz aos condenados, nos EUA, especialmente no Texas, estado que mais sentencia esse tipo de pena, já no corredor da morte, acusado de ter estuprado e matado sua ex-colega de trabalho e companheira ativista Constance, concede três entrevista a uma jornalista Bitsey Bloom. Nessas entrevistas ele afirma que é inocente e começa a contar a sua história; o caso de traição que embriagado teve relações sexuais com uma aluna problemática, devido a isso, ele separa da esposa, vende a casa, perde o emprego, começa a morar no bairro de classe baixa, acaba se tornando alcoólico e acusado de estupro, esta acusação, mais tarde, acaba sendo retirada pela estudante. Nos momentos difíceis ele procura a ex-colega de trabalho e descobre que ela está leucemia ao desenrolar da conversa os dois acabam tendo relações sexuais, na ultima noite antes de sua morte, esse o motivo terem colhido a única prova material que usaram contra ele, sem ser por base de suposições.

A jornalista desconfiada da suposta inocência do professor começa investigar junto com seu estagiário. Hospedados em um hotel encontram uma fita VHC com a filmagem do suposto assassinato, abre outra hipótese que poderia ter sido um suicídio, buscando assim a fita original na casa do ex-namorado de Constance, encontra fita (que não era a original), mas mostrava todo o processo do suicídio. Nessa cena cria uma ansiedade para que o mocinho não morra, na corrida contra o tempo a jornalista não conseguiu chegar antes da execução de David Gale e se sente frustrada. Mas no final do filme Bitsey recebe um pacote que tinha a fita original descobre qual real finalidade das mortes dos ativistas que era simplesmente de comprovarem as suas críticas.

Esse filme encanta pela sua originalidade, sua carga crítica e intelectual na forma de mostrar que uma pena definitiva colocado em um sistema altamente subjetivo e propicia ao erro, em uma sociedade com elevado grau de preconceito racial (latino-americanos e afrodescendentes), isso afeta no julgamento colocando-o como critérios implícitos as condenações, neste aspecto, podemos observar nas estatísticas das execuções ocorridas nos EUA, especialmente no Texas, deve salientar que esse tipo de pena também pode ser usado simplesmente por fins políticos mantendo o controle sobre a oposição. Além disso, a ineficácia dessa pena na contenção da criminalidade, haja vista, que países que o adotam, continuam existindo crimes, podemos citar o caso da Indonésia que puni com a morte os traficantes, porém, ainda existem drogas no país, com isso só reduz à oferta e a demanda continua a mesma, assim tornando o tráfico muito mais lucrativo, pois, levando em conta os princípios básicos da economia quando menor a oferta em relação à demanda maior o preço que será cobrado sobre o produto, se torna um mercado atrativo, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com