TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “Vida Maria” e o convite à reflexão sobre o valor da educação

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

“Vida Maria” e o convite à reflexão sobre o valor da educação

O curta-metragem intitulado “Vida Maria”, promovido pelo Governo do Estado do Ceará e produzido pela VIACG e TrioFilmes, com direção de Márcio Ramos, consiste em um produto cultural de excelente qualidade que pode instigar a reflexão sobre a importância da educação, especialmente para os “severinos”, no dizer de João Cabral de Melo Neto.

A obra é constituída por animação e trilha sonora melancólica, que corroboram a intensificação da perspectiva planejada pelo diretor: representar o impacto da falta de educação como ingrediente transformador de realidades sociais tão diversas.

“Vida Maria” se inicia com Maria Aparecida, mãe de Maria José, ordenando que esta última se preocupasse com os afazeres domésticos, em detrimento dos estudos, que, para ela, pareciam não ser importantes. Nessa perspectiva, Maria José cresce repetindo os passos de sua mãe, até que conhece Antônio e com ele constitui família. Todavia, observa-se um ciclo vicioso, visto que Maria José também impedirá que Lurdes, sua filha, dê prosseguimento aos estudos. E, assim, verifica-se na narrativa a falta de planejamento familiar, falta de educação sexual, problemas socioeconômicos e, além disso, a falta de perspectiva de futuro diferente daquelas observadas anteriormente.

Os aspectos positivos do curta-metragem são: a denúncia da realidade de muitos nordestinos, como a fome, falta de planejamento familiar, saneamento básico, o que pode impulsionar a elaboração de políticas públicas para quebrar o ciclo verificado no curta-metragem; valorizar a educação formal como fator preponderante para a transformação de realidades socioeconômicas; propor o debate sobre a educação sexual e controle da taxa de natalidade, o que pode resolver inclusive a divisão de recursos do Estado para solução de outros problemas sociais.

A obra pode ser assistida por todos os públicos, especialmente órgãos governamentais, visto que ela consiste em uma estratégia de conscientização coletiva sobre a importância da educação, a partir da denúncia de uma realidade social.

Portanto, “Vida Maria” consiste em um produto cultural de excelente qualidade que pode instigar a reflexão sobre a importância da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (21.4 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com