TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida política. Convite para a filosofia

Resenha: Vida política. Convite para a filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Resenha  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 5

A vida política

CHAUI, Marilena. Capítulo. 7, A vida Politica. Convite a Filosofia 7ed. São Paulo, p. 367 á 379.

Paradoxos da política

[...] ouvirmos dizer que “lugar de estudante e na sala de aula [...] ou estudante estuda, não faz politica”.

Mas também [...] o contrario, quando alguém diz que “os estudantes estão alienados”, não se interessam por politica.

[...] um primeiro paradoxo da politica faz aqui sua aparição: é [...] especifica que alguns profissionais da sociedade ou concerne a todos nós [...]?

Afinal, a politica é uma profissão entre outras ou é uma ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o poder? [...] se refere às atividades de governo ou a toda ação social que tenha como alvo [...] o governo ou o estado?

[...] Afinal, o que e a politica? [...] É a admiração do que é publico? [...] Ou é tudo que se refira à organização e a gestão de uma instituição publica ou privada?

No primeiro caso [...] usamos “politica” para nos referirmos a uma atividade que exige formas organizadas de gestão institucional, e no segundo [...], usamos “politica” para nos referirmos ao fato de organizar e gerir uma instituição envolve questões de poder.

[...] O uso generalizado da politica como algo perverso? Perigoso, distante de nós [...] faz com que seja sentida como algo secreto e desconhecido, [...] uma força repressora usada contra a sociedade.

[...] a politica foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transforma-los em guerra total [...].

[...] porque á politica foi inventada como o modo pelo qual a sociedade [...] delibera e decide em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.

O vocabulário da politica

O historiador helenista Moses Finley [...] concluiu que o que chamamos de politica foi inventada pelos gregos e romanos.

Polis é a cidade, entendida como a comunidade organizada, formadas [...] pelos homens nascidos no solo da cidade, livres iguais, portadores de [...] Isonomia (igualdade perante a lei) e a Isegoria (o direito de expor e discutir em publico opiniões sobre ações que a cidade deve ou não deve realizar).

Ta politica e res publica, correspondem [...] por praticas politicas, referindo-se ao modo de participação no poder [...].

O poder despótico

Nas relações existentes antes dos gregos, nos territórios que viriam a formar a Grécia [...] vigorava o poder despótico ou patriarcal.

[...], a origem desse poder estivesse na propriedade da terra e dos rebanhos, [...]. Aparecendo como designado pelos deuses e desejado por eles, [...] concentrando em suas mãos a autoridade religiosa.

A propriedade da terra e de seus produtos existia sob duas formas principais.

[...]propriedade privado do rei, e, portanto, como domínio pessoal do chefe ou patriarca [...].

Em geral, esse tipo de propriedade prevalecia naquelas regiões em que o cultivo da terra exigia trabalhos imensos de irrigação [...], ao mesmo tempo em que possuía o poder para atravessar toda e qualquer terra para realizar as obras: [...] como propriedade coletiva das aldeias [...], que pagava tributos ao rei em troca de proteção [...].

Assim constituído, o poder possuía as seguintes características:

* Despótico ou patriarcal: era exercido pelo chefe de família sobre um conjunto de famílias a elas ligadas por laços de dependência econômica e militar [...] jurando cumprir a vontade do primeiro;

* Total: O detentor da autoridade possuía poder supremo inquestionável para decidir quanto ao permitido e o proibido [...];

* Incorporado ou corporificado: O detentor do poder figurava em seu próprio corpo as características do poder [...]. Sua cabeça encarnava a autoridade que dirige seu peito [...] a vontade que ordena seus membros superiores [...] os delegados que representam [...], seus membros inferiores, encarnavam os súbitos que o obedeciam.

* Magico: por receber a autoridade dos deuses, [...] sua palavra era um comando misterioso que fazia existir aquilo que era dito [...]; seus gestos e desejos tinham força para matar e curar [...].

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com