TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A XENOFOBIA

Por:   •  29/3/2019  •  Dissertação  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

      No limiar do século XXI, é notório que, a xenofobia se tornou um grande desafio a ser superado pela sociedade. Tomando como norte o pensador Paulo Autran, todo preconceito é fruto da ignorância, porém, isso resulta negativamente nos imigrantes, os quais, sofrem agressões físicas e verbais.  Além disso, a falta de oportunidades faz com que os mesmos fiquem a margem da lei, dando sinal de inferioridade.  

      Mesmo sendo crime a prática xenofóbica, os intensos discursos de ódio aos imigrantes acontecem em larga escala. O site de notícias Carta Capital mostrou em primeira mão uma agressão verbal contra o refugiado Mohamed Ali, na zona nobre do Rio da Janeiro. Na esteira desse processo, é notório que essas ações acontecem de forma repetitiva, por conta da falta de impunidade aos criminosos.

       Na segunda guerra mundial com a ascensão do nazismo, os judeus e homessuaxais foram perseguidos em larga escala. O mesmo acontece com os imigrantes, não sofrem por serem temidos, mas sim, pela falta de informação presente na atual conjuntura social. Contudo, a xenofobia por muito tempo passou despercebida, e só agora pelo fato de estar no ápice, devida atenção está sendo dada a causa.

       Destarte, para resolver o impasse será necessária a ação da tríade Governo, Mídia e Órgão de Segurança Pública. O Governo com seu poder abarcativo e socializante deverá investir nas cotas e no mercado de trabalho favorecendo os imigrantes e refugiados, já que, os mesmos são excluídos. O Órgão de Segurança Pública precisa reprimir de forma legal os meliantes, afim de aos poucos, acabar com a Xenofobia. Por fim, a Mídia com seus veículos de informações poderá estabelecer o assunto como um todo e assim, diminuir a ignorância da sociedade, estabelecendo relações socioculturais entre os indivíduos.

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (25 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com