TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração da produção envolve os aspectos de geração e transformação de bens

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

A administração da produção envolve os aspectos de geração e transformação de bens e serviços das empresas, em que os fatores de recursos humanos, materiais e de capital estão diretamente ligados.

Segundo Slack et AL. (1999), a administração da produção trata a maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

De acordo com a definição, daremos a abordagem de produção eficaz, demonstrando aspectos práticos e comparativos.

Gerenciar os aspectos de geração e transformação é um grande desafio, tendo para isso algumas ferramentas e técnicas que serão abordadas posteriormente.

A discussão da administração eficiente e eficaz é alvo de diversos artigos, fóruns e simpósios juntamente com desdobramentos de teorias para a justificativa dessas palavras.

De acordo com Slack et al. (1999), é papel da administração da produção “identificar conjuntos comuns de objetivos almejados pelos gerentes de produção para atender às necessidades de seus consumidores.

Abordaremos a administração eficaz, pois a produção moderna não pode apenas se limitar à realização de atividades eficientes realizadas de forma correta. A produção contemporânea deve ser flexível e inovar, de forma a encantar e antecipar as necessidades do cliente.

1.1 Os Sistemas de Produção

Um sistema de produção é um conjunto de elementos (máquinas, mão de obra, ferramentas etc) planejados que visam à transformação de um insumo em produto. O sistema não age sozinho e isoladamente. Ele sofre influências de dentro para fora da organização, que podem afetar o seu desempenho. (MOREIRA, 2000).

Esse sistema, que interage com as demais áreas em que esta integração ou relação, se dá através das Funções dos Sistemas de Produção:

 Engenharia de Produto.

 Engenharia de Processo.

 Marketing.

 Manutenção.

 Compras/Suprimentos.

 Recursos Humanos.

 Finanças.

8

A integração com as demais áreas se mostra necessária, pois as atividades dentro das organizações não ocorrem isoladamente, mas de forma integrada e para que possamos realizar as atividades de forma assertiva é imprescindível a integração, promovendo a eliminação de erros, rapidez de resposta entre as áreas e diminuindo as incertezas.

1.2 Tipos de Processo em Manufatura

Os processos de manufatura são classificados de acordo com as características do tipo de produção. As características de produção podem variar de produtos com uma grande necessidade de personalização até produtos padronizados e sem necessidade de diferenciação.

Segundo Slack et al. (1999), os Tipos de Processo em Manufatura são divididos em:

 Processos de Projeto: são os que lidam com produtos discretos, usualmente bastante customizados. Exemplo: construção de Navios, produção de filmes e construção de túneis.

 Processos de Jobbing: cada produto deve compartilhar os recursos da operação com diversos outros. Exemplo: alfaiate, técnicos e restauradores de móveis. A maior parte do trabalho provavelmente será única.

 Processos em Lotes ou Bateladas: não possuem muita variedade devido à realização por lotes, podendo trabalhar com maior ou menor variedade de acordo com o volume. Exemplo: quanto maior o volume, menor a variedade, como a produção da maior parte das roupas.

 Processos de Produção em Massa: tem como principal característica o grande volume de produção com variedade relativamente estreita. Exemplo: televisores e eletrodomésticos.

 Processos Contínuos: produzem maiores quantidade que a produção em massa com a variedade ainda menor operando por longos períodos. Exemplo: Instalações de Eletricidade e Algumas Indústrias de Papéis.

Cada processo de manufatura pode ser aplicado de forma adequada aos produtos manufaturados respeitando as suas características, onde podemos perceber que os processos de projetos caminham para a personalização e possuem uma característica única, como construção de grandes embarcações. Os processos de produção contínua são ideais para produtos com características semelhantes, dos quais podemos citar a produção de escovas de dente.

9

As organizações adotam, de acordo com sua necessidade, a estruturação de processos e a interação com outras áreas.

Segundo Slack et al. (1999), As Funções Principais das Organizações são:

 Função de Marketing.

 Função Contábil Financeira.

 Função de Desenvolvimento do Produto.

As Funções de Apoio são:

 Função de Recursos Humanos.

 Função de Compras.

 Função de Engenharia/Suporte Técnico.

Analisando as funções principais da empresa, a Função de Marketing é responsável por satisfazer as necessidades e encantar o cliente, enquanto a Função Contábil Financeira é responsável por gerenciar os Recursos das Organizações.

As funções de apoio na organização suportam as atividades principais através da Função de Recursos Humanos, que contribui no processo de gerenciamento deste importante recurso para a empresa treinando e recrutando de forma adequada. Outra função de apoio às organizações é a de compras, que é responsável pela aquisição dos ativos da empresa, buscando as melhores formas de negociação de acordo com a necessidade da empresa. A função de Engenharia e Suporte Técnico tem papel direto no desenvolvimento e garantia do nível de serviço adequado, suportando a ações comerciais.

As funções da organização contribuem para proteger o núcleo da produção das incertezas.

Todas as funções estão diretamente ou indiretamente relacionadas com a Administração da Produção, em que de acordo com cada empresa aumenta-se ou se diminui a relação de integração.

10

2.1 Processo de Transformação

O processo de transformação das operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com