TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUNO E PROFESSOR - DESENVOLVENDO A EDUCAÇÃO

Trabalho acadêmico: ALUNO E PROFESSOR - DESENVOLVENDO A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 COMO O HOMEM EM DETERMINADOS MOMENTOS HISTÓRICOS VAI SE CONSTRUINDO ENQUANTO SUJEITO. COMO ELE CONSTRÓI A SOCIEDADE?................................................................................................................4

3 COMO PODEMOS FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE MITO E COTIDIANO (AÇÕES QUE OS SUJEITOS REALIZAM NO DIA A DIA, NO SEU FAZER, NO SEU TRABALHO, NA RELAÇÃO COM OS OUTROS...).....................................................................................5

4 COMO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (SISTEMA DE SIGNOS E SIGNIFICADOS) PELO SUJEITO PODE AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DELE MESMO E DOS GRUPOS NOS QUAIS SE INSERE..................................................................................6

5 COMO VOCÊ PERCEBE A EDUCAÇÃO NO DECORRER DO FILME DENTRO DOS DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS........................................................................7

3 CONCLUSÃO.................................................................................................................5

1 INTRODUÇÃO

A todo momento estamos em constantes transformações e isso nos implica, como educadores, a estarmos sempre atualizados em nossa forma de aprender e ensinar.

Neste trabalho falaremos sobre como o homem em determinados momentos históricos vai se construindo enquanto sujeito, como podemos fazer a relação entre o mito e cotidiano, como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere e como nós percebemos a educação no decorrer do filme dentro dos diferentes momentos históricos.

2. Como o homem em determinados momentos históricos vai se construindo enquanto sujeito. Como ele constrói a sociedade?

Como observamos no decorrer do trecho do filme “O Filme Falado”, a professora de história em uma universidade portuguesa apresenta à sua pequena filha a trajetória da constituição do Ocidente, aproveitando cada cidade ou local de eventos históricos. Ela relata os feitos políticos, os principais combates, os atos de resistência, em resumo, a construção da cultura daquele lugar. É apresentado para criança que a cultura projeta o nível desse desenvolvimento, que só foi capaz devido à ação do homem sobre sua realidade, com os desafios e obstáculos presentes a cada momento histórico. A cada momento desse desenvolvimento, a cada criação humana, o homem foi aperfeiçoando-se e transformando a realidade e sua própria existência. Essa transformação do modo de existência transformou o homem em um ser produtor de si mesmo.

No início do filme a professora mostra para sua filha monumentos destinados aos homens que entraram para história porque sentiam a necessidade de aquisição, cada mais vultosa, de conhecimentos para suprir a necessidade da ação coletiva na realização do seu ser, o que significa a passagem à etapa social da produção da cultura, sua diversificação e também para a produção de meios de sustentação da vida para o indivíduo e a prole.

O primeiro ato da história do homem é a produção de meios para a satisfação de suas necessidades de existência, para sua sobrevivência, transformando tanto da natureza quanto do próprio homem. Ao transformar o objeto, ele também abriu uma nova função, uma nova significação.

Contemporaneamente a necessidade de transformar através de uma nova ação de superar obstáculos faz com que continuemos em constante movimento de construção em nossa sociedade.

3 Como podemos fazer uma relação entre mito e cotidiano (ações que os sujeitos realizam no dia a dia, no seu fazer, no seu trabalho, na relação com os outros...)

Geralmente quando falamos em mito, pensamos na origem das coisas, por exemplo, quando falamos de um fato que ocorreu há muito tempo, mas que historicamente não temos registros, dizemos que são mitos. São criados pelo povo, nascidas da observação do cotidiano da vida, são as narrativas primitivas que nos permitem entender melhor o comportamento humano.

Com o surgimento institucional da escola e da noção explícita da infância, as histórias passam a ser enfocadas diretamente como veículo de ensino, principalmente voltado para as crianças que ainda não sabem ler. Modernamente podemos dizer que o mito sobrevive em calendários, na liturgia e estão entrelaçadas em nossas falas atuais, deverá estar presente também nas escolas e nos conteúdos trabalhados por ela para que alunos e professores possam compreender e atualizar as relações estabelecidas ao longo do tempo entre os fatos históricos e suas narrativas.

Na educação o cotidiano envolve inter-relação do professor-aluno com as relações sociais. O cotidiano tem para a práxis do professor a finalidade de dar direcionamento as ações pré-determinadas, a finalidade de auxiliar quanto à dificuldade e eventualidades de forma de agir tanto do professor quanto no aluno provocando aprendizado e valorizando o processo de ensino.

O mito e o cotidiano fazem parte do ambiente escolar para tornar o aprendizado mais compreensível e atraente para o aluno. Entendemos que ouvir histórias não fica restrito apenas ao caráter educativo, mas aplica-se ao literário, devemos propor que a escuta dos contos propicie aprendizado da língua em sua prática escrita e suas significações. Compreender a língua e entender as narrativas históricas dos homens significa compreender o outro, entender o passado e se preparar para o futuro.

4 Como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere.

Diversas questões são elaboradas durante o filme, o que possibilita diferentes interpretações, ele simplesmente não expõe suas idéias, mas parece estar dialogando conosco. O filme conta a história da professora Rosa Maria e sua filha Maria Joana em um cruzeiro marítimo ao redor das civilizações, com o objetivo de conhecer as belezas naturais e esculturais que ela falava nas suas aulas, mas nunca antes visitava; e planejadas para terminar em Bombaim. As personagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com