TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Português

Casos: AP II Português. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

Pamela Monteiro Nogueira

RGM: 122181-7

Ciências Contábeis – 2º Semestre B

Questão 1

• O tema do editorial relata fatos políticos que envolvem os magistrados do país que estão mais preocupados em aparecerem na mídia e manter a aparência de bom moço, com o objetivo de mostrar serviço, com seus discursos polidos do que resolverem as questões jurídicas do país.

“ Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo? “

“ Quando tantas atenções se voltam para a Justiça, esse não é um quadro estimulante, ainda mais se permeado pelos rompantes de suscetibilidade exagerada, resvalando para um narcisismo pueril, nos quais se destaca o relator Joaquim Barbosa, sem que lhe faltem, porém, rivais em redor. “

• O ponto de vista do autor é que além da morosidade nos processos políticos em questão e dessa forma até mesmo inviabilizar o julgamento dos acusados, fazendo com que esses processos levem tempos maiores que o esperado para que possa ser concluídos e dada a devida pena aos acusados.

“ Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal. “

“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros. “

Questão 2

a) O conhecimento prévio para compreender o texto é sobre as questões políticas e históricas dos Estados Unidos, pois os fatos relatados no seu discurso que ocorreram durante uma Guerra Civil daquele país, com o objetivo de amenizar os problemas que vividos naquele momento e evitar demais danos e violências.

b) O conhecimento necessário é que devemos ter noções sobre o Direito Brasileiro em questões judiciais que acontecem no dia-a-dia, e com isso, nós como cidadãos devemos estabelecer uma visão crítica sobre esses aspectos vividos e por fim defender um ideal para que no futuro do nosso país possamos ter uma justiça mais justa, rápida e honesta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com