TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE JOGOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Por:   •  2/7/2015  •  Artigo  •  4.748 Palavras (19 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 19

RELAÇÃO ENTRE JOGOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Alan Eduardo Dalzotto²

Katia Socha³

RESUMO

A educação física é responsável em atuar por um corpo apto e sadio para o trabalho, e também com vários outros fatores como manifestações no tempo e no espaço, lazer, entre outros sempre em busca da formação do cidadão. Sendo deste modo essa disciplina tem o mesmo valor a os outros componentes curriculares, assim pode também ser chamada de uma área de conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática e outros. Os jogos contribuem diretamente para a cidadania, respeito e saúde, sendo que o aluno que faz a participação nos jogos com a ideia de vencer, e de se tornar campeão. Isso pode trazer a eles vários momentos sejam estes de exaltação no caso de vitória ou até mesmo de decepção na derrota, sendo assim responsável por várias maneiras e sensações que se transformam em modelos de aprendizagem, e também são de grande importância na participação dos alunos durante as aulas.

Palavras- chave: Jogos. Participação. Educação.

ABSTRACT

Physical education is responsible to act by a fit body and healthy for work, and with several other factors as manifestations in time and space, leisure, among others always in search of the formation of the citizen. It is so this discipline has the same value to other curriculum components, and can also be called an area of knowledge as Portuguese, mathematics and others. The games directly contribute to citizenship, respect and health, and the student who is participating in the games with the idea to win and become champion. This can bring them many times are these exaltation in case of victory or even disappointment in defeat, and thus responsible for various ways and sensations that become learning models, and are also of great importance in students' participation during the classes.

Keywords: Games. Participation. Education.

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Educação Física, elaborado durante a disciplina de Seminário de Pratica Pedagógica ministrada pela professora Me Katia Socha, na Universidade do Contestado – UnC, Campus Universitário de Curitibanos.  

2Formando em Licenciatura em Educação Física.

³Professora Orientadora

1 INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade o corpo, o físico era utilizado como forma de garantir o alimento, a sobrevivência, como caçadores e também para fugir dos predadores. Isso, fez com que o homem adquirisse tônus muscular, e que foi adaptando conforme os anos passaram. Depois de certo tempo o homem já não precisou sair atrás de caça, nem mesmo fugir de predadores, no entanto correr, caminhar, pular, etc, ainda estava inserido, passou-se então a utilizar esse comportamento de certa forma inato, como diversão. Ou seja, o foco foi direcionado ao lazer, a competição com os demais e consigo próprio, através de jogos, competições.

No entanto, os jogos, brincadeiras estão sendo deixados de lado, e estão sendo substituídos pela internet, por vídeo game, pela TV, isto é, a vida das pessoas, principalmente das crianças que está demasiadamente sedentária. Haja vista, que muitas brincadeiras populares da infância em tempos atrás, já não são mais praticadas e outras até extintas. E, nesse ponto é que se deve preparar educar desde cedo as crianças no ensino e importância da prática do exercício físico. Para que se retomem práticas necessárias ao combate de patologias, e que orientem sobre o benefício que o exercício físico traz ao ser humano.

Essa tarefa, não é somente dos pais, ela vai além e chega ao professor, ao educador, e este utilizará seu conhecimento, suas técnicas, métodos que despertem na criança, no aluno o gosto pela atividade física. Pois, o que se pode perceber atualmente são crianças, alunos desinteressados que muitas vezes se quer fazem questão de participar das aulas de educação física.

É na interação com os demais, que muitos alunos desenvolvem-se emocionalmente, moralmente, pois muitos são quietos, tímidos não conseguem manter um diálogo por muito tempo, mas, no entanto esse mesmo destaca-se nas aulas de educação física, onde consegue expor, e colocar pra fora tudo o que está sufocando, preocupando e incomodando. Pode-se perceber também que o professor de educação física é mais “querido” pelos alunos, porque se trata de uma figura que proporciona alegria para muitos alunos. O professor exerce enorme influência em relação a motivação do aluno a respeito das aulas de educação física, e caberá ao professor propiciar e preparar aulas favoráveis a atividade física. Deve-se, portanto, desencadear no aluno a mesma vontade e prazer dos antepassados que utilizavam o preparo físico como forma de sobrevivência. A importância da educação física é disponibilizar o maior número de experiências possíveis, onde os alunos que devem aprender a estabelecer conexões com o meio social e físico, promovendo seu desenvolvimento.

2 ENSINO FUNDAMENTAL

 O ensino fundamental segundo LDB, além de ser uma etapa gratuita é também obrigatório. Tem como objetivo a formação básica do cidadão. Para isso, segundo o artigo 32º da LDB, é necessário:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9395/96) foi alterada em seus artigos 29, 30, 32 e 87, através da Lei Ordinária 11.274/2006, e ampliou a duração do Ensino Fundamental para 9 anos a iniciar-se aos seis anos de idade, com dever de relacionar a vida cidadã o conhecimento da Língua portuguesa, Língua Materna (indígenas e migrantes), Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua estrangeira, Artes, Educação Física e Ensino Religioso, e que saibam ser críticos, porem éticos, para a concretização de uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com