TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre o uso de jogos educacionais como um recurso significativo no ensino de matemática com a ajuda da informática

Por:   •  11/4/2015  •  Monografia  •  10.587 Palavras (43 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR – FARES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

JOGOS EDUCACIONAIS COMO RECURSO SIGNIFICATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

BOA VISTA – RR

2014

LUIZ LIMA DOURADO

JERSIEL SANTOS CARVALHO

OS JOGOS EDUCACIONAIS COMO RECURSO SIGNIFICATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES

Orientadora Profª MSc. Nádia Souza dos Santos

BOA VISTA – RR

2014

LUIZ LIMA DOURADO

JERSIEL SANTOS CARVALHO

OS JOGOS EDUCACIONAIS COMO RECURSO SIGNIFICATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Título de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES

Banca Examinadora

_______________________________________________________

Profª. MSc. Nádia Souza dos Santos

_______________________________________________________

Avaliador 1

_______________________________________________________

Avaliador 2

Conceito _________________

Boa Vista, RR, ____/____/2014.

MARIA GORETE AIRES A. FERREIRA

Coordenadora do Curso de Pedagogia - FARES

DEDICATÓRIA

Luiz Lima Dourado

Ao meu pai e a minha mãe, por terem me educado com valores éticos e morais, onde estes direcionam-me a princípios da dignidade humana, valorizando a vida e a liberdade.

Jersiel Santos Carvalho

        Dedico este trabalho a meu pai e minha mãe que tanto lutaram para meu bem-estar e por amor, respeito, dedicação e dignidade, além de tantos outros valores que estão presentes em minha vida.

AGRADECIMENTOS

A todos aqueles que estiveram presentes na caminhada que apenas começa, em especial aos nossos pais e mães que representam o princípio da vida e de seus desdobramentos, os quais esperamos grandes conquistas pessoais e coletivas; também agradecemos a todos que indiretamente participaram deste desafio, o qual se traduz por ser uma formação que vimos acontecer, que foi árdua, mas benéfica para nós, como seres humanos e como profissionais que pretendemos atuar de forma à contribuir com o processo de formação educacional de nossa cidade, estado e do Brasil.

“A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje é fazendo hoje aquilo que hoje pode ser feito. Mas se eu não fizer hoje aquilo que hoje pode ser feito e tentar fazer hoje aquilo que hoje não pode ser feito, dificilmente eu faço amanhã aquilo que hoje não pude fazer. ”

Paulo Freire

RESUMO

Uma das ferramentas utilizadas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos são os jogos, estes por vezes, além de proporcionar um momento de descontração, são úteis para o desenvolvimento das crianças, desde que usados corretamente. No mundo moderno, a informática ganha cada vez mais espaço, e não há como desvincular essa ferramenta do dia-a-dia na sala de aula. Para tanto, objetivou-se analisar a utilização de jogos educacionais como um recurso significativo na aprendizagem da Matemática por meio da utilização da informática. Diversos são os jogos disponíveis para computador, acessíveis a todos, dentre estes destacam-se Kolobok 2.0, MDC (Máximo Divisor Comum), MMC (Mínimo Múltiplo Comum), Tangram, Silhuetas, Gcompris, que são disponibilizados gratuitamente para vários sistemas operacionais, além de inúmeros outros jogos que tem como finalidade ensinar as regras básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Com isso, a utilização de jogos como forma de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na matemática utilizando a informática é uma ferramenta viável e de suma importância que vem a ajudar as aulas tornando-as mais dinâmicas para o professor.

Palavras-chave: Matemática; jogos; tecnologia educacional; ensino fundamental;

RESUMÉN

Una de las herramientas que se utilizan para ayudar en la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos son los juegos , estos a veces, pueden proporcionar un momento de diversión, y son útiles para el desarrollo de los niños, cuando se utilizan correctamente. En el mundo moderno, tecnología de la información está ganando más espacio, y no hay manera de desvincular la herramienta del día a día en el aula. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo analizar el uso de juegos educativos como un recurso importante en el aprendizaje de las matemáticas, a través del uso de tecnología de la información. Hay varios juegos disponibles para la computadora, accesible a todos, entre ellos se destacan Kolobok 2.0, MCD (Máximo Común Divisor), MCM (Mínimo Común Múltiple), Tangram, Siluetas, Gcompris, que son de libre acceso para varios sistemas operativos, y muchos otros juegos que tiene como objetivo enseñar las reglas básicas de las matemáticas, tales como suma, resta, multiplicación y división. Así, el uso de los juegos como una forma de complementar el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes en matemáticas utilizando la tecnología informática es una herramienta viable y muy importante que está ayudando a las clases haciéndolas más dinámica para el maestro.

.

Palabras-clave: Las Matemáticas; tecnologia educacional; juegos; enseñanza fundamental;

LISTA DE ABREVIATURA

BASIC - Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code

CAI – Instrução Auxiliada por Computador

CAIE – Comitê Assessor de Informática na Educação

CIED - Centro de Informática Educativa

CNPq – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

EDUCOM – Programa Brasileiro de Informática na Educação

EUA – Estados Unidos da América

FORMAR - Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º Graus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.7 Kb)   pdf (405.5 Kb)   docx (133.5 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com