TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO PESSOAL E NOÇÕES DE CERIMONIAL

Dissertações: APRESENTAÇÃO PESSOAL E NOÇÕES DE CERIMONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

APRESENTAÇÃO PESSOAL E NOÇÕES DE CERIMONIAL

Conceito de Etiqueta

Etiqueta é o código do bem viver. É o direcionamento das atitudes visando ao bem comum por meio de regras de comportamento.

Regras de etiquetas são convencionadas para ajudar o relacionamento entre as pessoas por meio de uma convivência harmônica e o entendimento entre elas.

Do ponto de vista sociológico, a Etiqueta não é universal, assim como qualquer outro comportamento humano. Ou seja, ela pode variar de acordo com o grupo social ou até mesmo dentro de uma determinada comunidade.

Especialistas em Etiqueta entendem que, ainda que os conceitos de educação e respeito sejam universais, cada grupo tem sua forma peculiar de demonstrar esses sentimentos, e o melhor caminho é respeitar as diferenças.

A etiqueta, como regra, situa-se exclusivamente no campo moral, não sendo regulada por leis ou decretos, sendo as infrações a determinado fundamento da etiqueta, punidas apenas no âmbito social.

As normas de Etiqueta surgiram como forma de padronizar o comportamento de um grupo social. Entretanto, desde a pré-história que o homem aprendeu a cooperar e se organizar socialmente, como forma de garantir sua sobrevivência.

A etiqueta atingiu seu apogeu na corte de Luís XIV, rei da França. Conhecido como “Rei Sol”, ele incentivou as atividades culturais e construiu o Palácio de Versailles, onde vivia.

O nome “etiqueta” origina-se dessa época, uma vez que eram distribuídas etiquetas aos nobres quando estes chegavam ao pátio do palácio, contendo instruções de como se portar, o lugar a ser ocupado na mesa e outras.

No Brasil, a Etiqueta foi implantada por D. João VI, quando se transferiu com a corte de Lisboa para o Rio de Janeiro.

Etiqueta e Postura Profissional

Viver com cordialidade e segurança no trato social é algo que parte de uma importante premissa: conhecer a si mesmo e a cultura do ambiente onde vivemos. No cenário atual, quem conhece as regras de Etiqueta conta com um diferencial importante na construção da imagem profissional, obtendo maiores chances de ascensão pessoal e profissional.

Pesquisas feitas na universidade de Harvard demonstram que 15% do sucesso profissional são devidos ao treinamento, à capacidade técnica, à inteligência e à habilidade no trabalho. Os outros 85% estão ligados à competência para se relacionar com as outras pessoas e liderá-las com sucesso. A pesquisa comprova que as pessoas que cultivam os bons modos têm mais chances de ascensão pessoal e profissional. Dessa forma, tanto a maneira de se vestir, como a postura e apresentação pessoal melhoram a sua imagem e contribuem para o sucesso de seus empreendimentos.

Os benefícios que a Etiqueta Empresarial gera para a empresa e para o empregado:

Empresa

Facilita o contato com clientes.

Ajuda executivos e funcionários a agirem com confiança e naturalidade dentro do âmbito profissional e social.

Melhora o relacionamento entre colegas de trabalho, líderes e sua equipe, refletindo de maneira positiva em todos os setores da empresa e na comunidade onde está instalada.

Transmite aos clientes confiança na empresa com a qual estes negociam.

Empregado

Amplia a sensibilidade na autopercepção e na interpretação da linguagem corporal dos outros.

Aumenta a autoconfiança e a segurança, conquistando autoridade e respeito.

Amplia o potencial de comunicação visual, oral e escrita.

Lidera com mais naturalidade: espontaneidade, facilidade e fluidez.

Aprende a vestir-se adequadamente.

Melhora a capacidade de gerenciar conflitos.

Qualifica a capacidade de relacionamento interpessoal.

Entende os benefícios do networking.

Amplia a valorização do próprio trabalho e as possibilidades de empregabilidade.

Facilita a estratégia e o comportamento na busca, mudança ou manutenção de emprego.

Aprende a se comportar em reuniões, eventos, viagens, oportunidades comerciais, almoços, coquetéis ou jantares pessoais ou de negócios.

Adquire sensibilidade, informação e conhecimento sobre a cultura de outras regiões ou países.

Importância da apresentação pessoal

O jeito de se vestir irá influenciar muito a carreira.

Obviamente, nunca substituirá a competência, porém acertar nas roupas pode ser um ponto a mais para seus projetos. A roupa de trabalho deverá ser discreta e fugir as tentações de moda.

Quem tem um estilo definido demonstra talento, poder e dá mais credibilidade às suas falas e atos.

Não é necessário ser grande conhecedor da moda ou ter muito dinheiro para saber vestir-se bem.

Basta conhecer os tipos de trajes, definir um estilo próprio, ter bom senso e respeitar os convites quando especificam o traje a ser usado na ocasião.

Etiqueta na Comunicação Oral e Escrita

Escrever um texto é bem diferente de falar uma mensagem. A comunicação oral e a escrita apresentam diferenças marcadas pelas características próprias de cada uma delas.

Observe:

A língua escrita não apresenta recursos como entonação e o ritmo, que enriquecem a língua falada.

Ao falar, é possível utilizar recursos da linguagem não-verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.

Na linguagem falada é possível que o emissor perceba a reação do receptor (interlocutor), que é impossível no caso da mensagem escrita.

Na fala há a possibilidade de repetição de palavras e maior emprego de gírias e expressões populares do que na escrita.

Na fala há a possibilidade de interrupção da frase que está sendo dita antes do pensamento se completar no caso de se perceber que o interlocutor a compreendeu.

Cumprimentos e Apresentações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com