TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REDES DE DADOS

Por:   •  26/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

REDES DE DADOS        

Este capítulo aborda os principais conceitos sobre as redes de computadores para um melhor entendimento sobre os componentes que compõem uma rede.

Conceito de Redes:

Uma rede de computadores basicamente consiste em dois ou mais dispositivos interligados entre si com o objetivo de compartilhar dados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

As redes de computadores surgiram e evoluíram com a crescente necessidade do compartilhamento dos recursos computacionais e de informação nas empresas. As primeiras redes eram de pequeno porte, com poucos computadores interligados. Registra-se que um dos primeiros sistemas integrados de computadores começou a funcionar comercialmente nos Estados Unidos em 1964, para utilização nos serviços de reservas de passagens de companhias aéreas. Essas primeiras redes utilizavam soluções patenteadas de um único fabricante. (PINHEIRO, 2003, p.1)

De 1969 a 1972, foi criada a ARPANET, o embrião da Internet  que conhecemos hoje. A rede entrou no ar em dezembro de 1969, inicialmente, com apenas quatro nós, que respondiam pelos nomes SRI, UCLA, UCSB e UTAH e eram sediados, respectivamente, no Stanford Research Institute, na Universidade da Califórnia, na Universidade de Santa Barbara e na Universidade de Utah, todas elas nos EUA. Eles eram interligados através de links de 50 kbps, criados usando linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados (MORIMOTO, 2008b).

Normas:

A ISO é uma sigla para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) com o objetivo de desenvolver normas, testes e certificação.

ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, que nada mais é que um órgão sem fins lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção do país. NBR é uma abreviação adotada pela ABNT, cada norma designada por um número há de ser antecedida por NBR.

  • ABNT NBR ISO/IEC 14565:

[pic 1][pic 2]

Fonte: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=426705, 2019.

Esta norma apresenta: Estrutura e configuração para cabeamento estruturado; Interfaces para tomadas de telecomunicações (TO) e tomadas de equipamentos (EO); Recomendações e requisitos gerais; Requisitos de desempenho para cabeamento para as distâncias mínimas e máximas; Requisitos de conformidade e procedimentos de verificação.

  • ANSI/TIA 568-C: Este padrão específica de forma genérica um sistema de cabeamento para edifícios comerciais. O principal objetivo dessa norma, segundo a apostila de Tecnologia e Cabeamento Estruturado (2013), é fornecer um padrão de instalação de sistemas de cabeamento de telecomunicações que ofereça uma ótima relação custo/benefício
  • ANSI/TIA 569-C: Padrão de Construção Comercial para Caminhos de telecomunicações e Espaços.

 Infraestrutura Horizontal:

Tem como função suportar e proteger o cabeamento horizontal. Algumas de suas regras são Tem como função suportar e proteger o cabeamento horizontal. Algumas de suas regras são: comprimento máximo de duto entre curvas e/ou caixas é de 30m.

 Entre duas caixas de passagem não deve existir mais do que 2 curvas de 90º. Raio interno de uma curva deve ser 6 vexes o diâmetro interno do duto, para fibras opticas 10 vezes. Dutos que saem do piso devem terminar 25 a 50mm acima do mesmo. Caso haja forro falso, 75mm acima do forro (PINHEIRO, José Maurício S). Eletrocalhas, acima ou abaixo do teto, fazendo o menor curso possivel. Para uso geral, na prática providencia-se 650mm² de bandeja de seção cruzada para cada 10m² de espaço utilizável do piso. Três dispositivos por área de trabalho = Uma área de trabalho por 10m². Aterrado em um único ponto junto com eletrodutos.

  • ANSI/TIA 606-A: Define os requisitos para a administração do cabeamento estruturado da edificação no que diz respeito à identificação de seus componentes e registro das informações específicas de cada elemento da infraestrutura de telecomunicações. A norma define que todos os elementos do sistema devem ser identificados. (Tecnologia e Cabeamento Estruturado, 2013).

[pic 3]                       Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/8853636/, 2019.

Cabeamento Estruturado:

O Cabeamento Estruturado é uma infraestrutura de telecomunicações de um edifício.  A estrutura da pizzaria em questão é de 2 andares, o térreo voltado para recepção e cozinha, e o 1º sendo focado na administração, estoque e banheiros. As normas de cabeamento estruturado demandam 6 subsistemas:

[pic 4]

Fonte:http://celepar7cta.pr.gov.br/portfolio.nsf/0/bd4306ad15f6462e03256b98003e2c82/$FILE/EIA-TIA-568-A.pdf, 2019.

  1. Entrada do Edifício: Rede externa se conecta com a interna, seus componentes são:  Modems e roteadores, Distribuidor Geral do Prédio, Conversores de mídia;
  2. Sala de Equipamentos: Equipamentos necessários para manter a rede ativa. Fazem parte deste subsistema os seguintes elementos: Todos os elementos ativos principais da rede, tais como switches, roteadores,Distribuidor óptico principal, Servidores corporativos da rede e Centrais. Tamanho mínimo 14m²;
  3. Cabeamento Backbone: Interliga sala de equipamentos e armário de telecomunicações, É o conjunto de cabos lançados verticalmente e interligando todos os andares do edifício aos pontos de administração. Estes pontos de administração estão localizados nos armários de telecomunicações e sala de equipamento. E é composto pelos seguintes componentes: Cabos verticais e Caminhos verticais (eletrocalhas, eletrodutos e bandejas);
  4. Armário de Telecomunicações: Elementos de terminação e cabos necessários para a conexão com cada área de trabalho, promovendo a conexão entre cabeamentos. Fazem parte deste subsistema: Os elementos ativos necessários à conexão dos equipamentos de telecomunicações dos usuários à rede tais como switches e Hubs, Distribuidores ópticos para acomodar as conexões ópticas, Guias de cabos, Patch panels, Gabinetes de conexões (racks);
  5. Cabeamento Horizontal: distribui a rede para todas as estações de trabalho. É formado pelos seguintes componentes: Cabos horizontais, Caminhos horizontais (eletrodutos, bendejas e eletrocalhas); e, pontos de consolidação;
  6. Área de Trabalho: Os computadores e demais equipamentos formam a área de trabalho. Para propósito de projeto, a área de trabalho deve ter 7m² e ter no mínimo uma tomada de telecomunicações. Os componentes são as saídas de telecomunicações, que contém as tomadas de telecomunicações, e os cordões de linha. Na pizzaria, a área é a recepção/atendimento de clientes e o escritório no andar acima.

Topologias:

A topologia física são por qual meio as redes estão conectadas e seus dispositivos; enquanto a logica consiste na transmissão de dados dentro desta rede. As mais comuns são:

Barramento: Segundo Silva Júnior (2009, p. 4), “nesse tipo de topologia todos os micros são ligados fisicamente a um mesmo cabo, com isso, nenhum computador pode usá-lo enquanto uma comunicação está sendo efetuada”.

Estrela: A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub ou switch, interligando todas as máquinas da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (402.4 Kb)   docx (797.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com