TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRATICAS DE MANUTENÇÃO ACOPLAMENTOS

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA SENAI 604

FELIPE WENDELL DE PAIVA PINTO

PROF. JOSE DO VALLE

AULA PRATICAS DE MANUTENÇÃO

ACOPLAMENTOS

FRANCA

2015


 

Introdução

        Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico.

        Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que o defeito estava na junta homocinética, e que precisaria substituí-la.

        Você sabe o que é junta homocinética? Vamos estudá-la nesta aula. Antes, porém, vejamos algumas noções de acoplamento.

Conceito

        Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore.

[pic 1]

Classificação

Os acoplamentos podem ser fixos, elásticos e móveis.

Acoplamentos fixos

        Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma única peça, alinhando as árvores de forma precisa.

        Por motivo de segurança, os acoplamentos devem ser construídos de modo que não apresentem nenhuma saliência.

UTILIZAÇÃO: provenientes do funcionamento da maquina ou partida de motores, são destinadas sãO aplicações com necessidade de sincronismo torcional ou com constantes reversões de carga. Por não admitirem qualquer tipo de desalinhamento tais acoplamentos necessitam que faça um alinhamento perfeito dos eixos acoplados, antes da partida do equipamento. Por Motivo de segurança esses acoplamentos devem ser construídos sem nenhuma saliência pois provocaria um desbalanceamento no conjunto mecânico quando entra em rotação

São recomendados para transmissão de alta potencia em baixas rotações abaixo de 400 RPM para acoplamentos de eixos longos

Vamos conhecer alguns tipos de acoplamentos fixos.

Acoplamento rígido com flanges parafusadas

[pic 2]

  • Esse tipo de acoplamento é utilizado quando se pretende conectar árvores, e é próprio para a transmissão de grande potência em baixa velocidade.

UTILIZAÇÃO: Quando pretende conectar dois eixos, e é próprio para transmissão de grande potencia em baixa velocidade

Acoplamento com luva de compressão ou de aperto

[pic 3]

  • Esse tipo de luva facilita a manutenção de máquinas e equipamentos, com a vantagem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento.

UTILIZAÇÃO: Fácil manutenção de maquinas e equipamentos, contando com vantagem de não interferir no posicionamento das arvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento.

Acoplamento de discos ou pratos

[pic 4]

  • Empregado na transmissão de grandes potências em casos especiais, como, por exemplo, nas árvores de turbinas. As superfícies de contato nesse tipo de acoplamento podem ser lisas ou dentadas.

UTILIZAÇÃO: Empregada na transmissão de grande potencias em casos especiais, como por exemplo, nas arvores de turbinas. As superfícies de contato nesses tipos de acoplamento podem ser lisas ou dentadas.

Acoplamentos elásticos

[pic 5]

  • Esses elementos tornam mais suave a transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores.
  • Os acoplamentos elásticos são construídos em forma articulada, elástica ou articulada e elástica. Permitem a compensação de até 6 graus de ângulo de torção e deslocamento angular axial.

Veja a seguir os principais tipos de acoplamentos elásticos.

Acoplamento elástico de pinos

[pic 6]

  • Os elementos transmissores são pinos de aço com mangas de borracha.

Acoplamento perflex

[pic 7]

  • Os discos de acoplamento são unidos perifericamente por uma ligação de borracha apertada por anéis de pressão. Esse acoplamento permite o jogo longitudinal de eixos.

Acoplamento elástico de garras

[pic 8]

  • As garras, constituídas por tocos de borracha, encaixam-se nas aberturas do contradisco e transmitem o movimento de rotação.

Acoplamento elástico de fita de aço

[pic 9]

  • Consiste de dois cubos providos de flanges ranhuradas, nos quais está montada uma grade elástica que liga os cubos. O conjunto está alojado em duas tampas providas de junta de encosto e de retentor elástico junto ao cubo. Todo o espaço entre os cabos e as tampas é preenchido com graxa.
  • Apesar de esse acoplamento ser flexível, as árvores devem estar bem alinhadas no ato de sua instalação para que não provoquem vibrações excessivas em serviço.

Acoplamento de dentes arqueados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (567.7 Kb)   docx (504.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com