TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Trabalho Escolar: Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  3.517 Visualizações

Página 1 de 12

Planejamento estratégico

By Evyana | Studymode.com

ATIVIDADE 1 DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Aula 01 02

1) Qual a importância do planejamento para as organizações?

O planejamento estrategico é uma atividade que auxilia e seus gestores a refletir sobre determinadas variáveis internas e externas, bem como, seus problemas, a fim de poder chegar a uma solução em relação ao presente ou até mesmo antever e decidir sobre situações futuras. Através dele é possível determinar objetivos e avaliar alternativas.

2) Quais as diferenças entre os 3 níveis de planejamento existentes ?

Planejamento Estratégico: é considerado como um processos gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente.

Planejamento Tático: Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

Planejamento Operacional: Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nessa situação têm-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais.

3) Qual a importância da visão estratégica para a formulação de um plano?

A visão estratégica é importante para as empresas porque ela é base de todo planejamento estratégico, que orienta as atividades cotidianas de seus sócios e funcionários. Através de exercícios deimaginação do futuro, as chances de se identificar oportunidades de negócios e de desenvolvimento de produtos e de antecipar as barreiras e tendências são maiores. É importante destacar também ao construir uma visão de futuro, as pessoas envolvidas extrapolam os problemas do cotidiano da empresa e identificam soluções e oportunidades de maneira mais criativa e benéfica para a organização.

4) O que você entende que seja bloqueio de percepção? E qual a sua origem?

Quando queremos implantar um processo de pensamento estratégico nas organizações, um dos grandes obstáculos a enfrentar é a dificuldade de percepção. Ou seja, bloqueios de toda espécie impedem a visualização de riscos, de um lado, e de oportunidades, do outro. Muitas vezes, surpreendemo-nos com situações do cotidiano. Por exemplo, quando procuramos numa prateleira de supermercado algum produto e não o encontramos, pois ele não está exatamente no lugar que esperávamos que estivesse, ou não está naquela embalagem à qual estamos acostumados. São os bloqueios da percepção que nos impedem de ver o novo, o diferente. Olhamos, mas não vemos. Alguns obstáculos, porém, vão além do olhar e não ver: estão relacionados com as dificuldades do processo de "pensar o impensável". Temos dificuldade em visualizar o que nunca foi imaginado antes.

5) De que forma as organizações se relacionam com o ambiente externo?

Ambiente é o conjunto de todos os elementos onde cada qual dentro do limite de sua atuação, exerce certa influência sobre a atuação daempresa. Muito embora possa ser menos comum, há influência exercida pelas organizações nos elementos externos um limite específico. A influência exercida entre os elementos são proporcionais às várias formas de poder que cada um detém dentro do seu campo de atuação.

6) De que forma a legislação local pode interferir no planejamento de uma empresa?

Dependendo de quais são os impostos, isenções, benefícios fiscais, plano diretor do município; a empresa pode ser beneficiada ou prejudicada, o que já afetará seu planejamento.

7) Qual a relação existente ente valores, objetivos e estratégia?

Como seu próprio nome diz, os valores são características, virtudes, qualidades da organização que podem ser avaliadas como se estivessem em uma escala, com gradação entre valores extremos. São atributos realmente importantes para a organização, virtudes que devem ser preservadas e incentivadas. É como se os princípios fossem os alicerces de um edifício, enquanto os valores seriam as paredes externas e internas do prédio; ambos são importantes, mas em natureza e graus diferenciados.

ATIVIDADE 2 DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1) Por que devemos fazer uma análise dos fatores externos no momento da definição de uma estratégia?

O ambiente empresarial não é um conjunto estável, uniforme e disciplinado, mas um conjunto bastante dinâmico em que atua, constantemente, grande quantidade de forças, de diferentes dimensões e naturezas, em direções diferentes, e que muda a cada momento, pelo fato de cada uma dessas forçasinfluenciarem e interagir com as demais forças do ambiente.

O ambiente pode oferecer para a empresa oportunidades e ameaças. Nesse contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas. Essa resposta empresarial às diversas forças ambientais realimenta o processo de forma positiva ou negativa, fazendo com que a empresa identifique e aprenda a comportar-se diante de uma multiplicidade de forças ambientais diferentes, de modo que saiba aproveitar o embalo das forças favoráveis e evite o impacto das forças desfavoráveis, para manter sua sobrevivência e crescimento.

É necessário interligar os fatores externos e internos à empresa, pois é evidente essa ação de interligação e influência entre todos os fatores. Entretanto, do ponto de vista prático, é interessante fazer essa consolidação depois de concretizadas as análises dos fatores externos e internos de maneira isolada.

2) Tendo em vista o texto 1, como você avalia a estratégia de redução de preços para se conquistar mercado?

Nem sempre reduzir os preços é sinônimo de liderança no mercado. Muitas vezes, quando não é feito uma boa avaliação do mercado, ao invés de liderança a empresa pode obter prejuízos desastrosos. Por este motivo, tentar derrubar a concorrência, baixando os preços, não é sempre muito indicado, no começo pode ate dar algum resultado, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com