TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Universitário: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o desenvolvimento econômico local. A realização desta atividade de produção textual, é de grande importância, pois ira proporcionar-nos a oportunidade de por em prática os conteúdos estudados durante o semestre, nas disciplinas de Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia, a realização desta, visa o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

O desenvolvimento econômico local pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local. Nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latino-americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas.

O município é entendido como o espaço político local que permite discussões de diversos enfoques: pautas de convivência e cooperação entre membros da sociedade, competição, conflito, herança política local e formas de exercício do poder, não apenas fisicamente localizado, mas socialmente construído (FISCHER, 1993, p.10-12).

O tema a ser desenvolvido retrata os grandes avanços que o desenvolvimento econômico teve a partir da década de 1970, onde os Municípios ou cidades passaram a ter maior responsabilidade de direcionar e administrar seus recursos e desenvolver seus projetos.

Nesta perspectiva, pretende-se realizar um estudo que permita explicar a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, indicando as políticas brasileiras utilizadas para o desenvolvimento local, e as ações empregadas em Alegrete para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Para alcançar os objetivos, buscou-se Obter dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico, as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento, e a busca pela vocação econômica local, e as oportunidades e potencialidades de negócios advindas da implantação do plano de desenvolvimento econômico regional em Alegrete.

1 DESENVOLVIMENTO

O sistema de desenvolvimento no mundo tem se modificado, sofrendo consideráveis transformações desde a década de 70, quando ocorreu a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais que influenciaram a modificação na forma de ação, incentivando a discussão sobre o desenvolvimento mundial e consequentemente do Brasil.

Anteriormente, o planejamento partia somente dos Estados nacionais e os municípios não tinham poder de participar das tomadas de decisões ou tentar priorizar o que sua população realmente carecia para obter crescimento e melhor desenvolvimento local, o que era resolvido e planejado pelo poder superior que deveria ser acatado pelos municípios e cidades.

Com a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais, municípios passaram a ter o poder de assumir sua funções e tomar decisões como priorizar seus projetos locais e tentar solucionar as verdadeiras necessidades que a região possui tanto no âmbito da educação quanto na criação de oportunidades de empregos para sua população, e com isso criar o próprio plano de desenvolvimento local.

2.1 A REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS

A partir da década de 80 a classe trabalhadora sentiu um golpe significativo que redesenhou seu perfil. Uma gigantesca implantação de inovações tecnológicas possibilitou às fábricas uma diminuição considerável no número de seu quadro de operários.

Os operários que sofreram mais com essa mudança foram aqueles operários, homens e mulheres, cuja pouca capacitação os habilitava apenas ao desempenho de trabalhos braçais, trabalhos estes que antes era atribuído às máquinas. Além disso, nos anos 80 a indústria mundial retraiu-se não mais repetindo aquele crescimento que a caracterizara nas décadas anteriores.

Somando-se estes fatores tivemos como consequência imediata o desemprego e frente a isso a instabilidade profissional daqueles que apesar de tudo conseguiram manter seus postos de trabalho, postos estes que agora era almejado por um número cada vez maior de pretendentes.

A divisão da classe trabalhadora entre empregados e desempregados minou a histórica unidade que ela possuía, e mesmo no meio daqueles trabalhadores que conseguiram permanecer em seus postos surgiu uma classe privilegiada nos postos de chefia que marcava uma diferença econômica em relação aos trabalhadores dos cargos subalternos.

Estes dois fatores provocaram um enfraquecimento do sindicalismo e subsequentemente a diminuição da representação política das classes trabalhadoras.

Estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais.

O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento (BARQUERO, 1993, p.72), muitas vezes com profundas consequências econômicas, sociais e espaciais.

O desenvolvimento econômico local pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local, nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, com os processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latinos - americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com