TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operações

Monografias: Administração Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  4.649 Palavras (19 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

www.unianhanguera.edu.br

Disciplina: Administração da Produção e Operações – Administração – 5º e 6 º Semestre Noturno.

ALUNOS:

ANA PAULA SOARES RA: 3233546642

ROBSON PINHEIRO DA SILVA RA: 2505002493

ERISSON GUSTAVO LIRA FONTES RA: 2504010723

JEANIA TEIXEIRA RA: 2121216597

ROMES FALCÃO CAMPOS RA: 4602882220

MONICA CARLA

PROFESSOR: EMILTOM RAMOS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ATPS – ETAPA 3

RONDONÓPOLIS-MT

OUTUBRO - 2013

ETAPA 3

Previsão de Vendas. Administração de Recursos de Materiais. MRP – MRPII. Sistemas Integrados de Gestão – ERP (Enterprise Resource Planning).

PASSO 1

Os principais conceitos sobre Previsão de Vendas e as diferenças entre Planejamento, Predição e Previsão.

PREVISÃO DE VENDAS

Previsão de vendas tem como finalidade programar as máquinas de maneira adequada ao serviço, realizar reposição de materiais no momento e quantidade certa, e que todas as tarefas industriais sejam executadas conforme programadas.

As previsões de vendas são apenas um direcionamento para serem seguidas, mas podem conter erros em suas estimativas sendo necessária uma grande importância na hora de coletar como um todo. Portanto trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico;

> Planejamento Operacional: Pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve os planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para otimizar e maximizar os resultados. Responsável pela administração das rotinas, execução das tarefas e operações de acordo com os procedimentos pretendidos pela empresa, a fim de que este alcance os seus objetivos.

PREDIÇÃO

no produto ou mercado onde são comercializados.

Aplicadas em problemas de longo prazo e médio, influenciados pelos fatores futuros.

Três possíveis cenários

1. Cenário base: é aquele sem surpresas

2. Cenário alternativo 1: otimista

3. Cenário alternativo 2: pessimista

E o método mais utilizado e comum é a pesquisa de mercado que trata os comportamentos dos consumidores, através de questionários, relatórios e estimativas dos vendedores, testes com produtos lançados provisórios. Mas se tratando em altamente obter qualidade nos processos é recomendado o método Delphi.

Podemos utilizar dentro da pesquisa de mercados outro método. Realizar uma analogia histórica dos ciclos de vendas se baseando nas vendas dos produtos semelhantes. O processo é muito simples e um custo baixo.

PREVISÃO

Processo metodológico que utiliza dados estatísticos, econométricos e matemáticos e modelos subjetivos com uma metodologia clara e pré-definida para determinação de acontecimentos futuros. Ou seja, um conjunto de procedimentos que coleta e analisa as informações medidas em unidades de produtos e seu tempo para que consiga obter uma estimativa de vendas futuras.

Características das Previsões

Toda previsão sempre estão erradas e devem possuir uma margem de erro para menos e para mais.

As previsões em longo prazo são menos precisas que as de curto prazo, possuem um desvio-padrão maior que as de curto prazo.

As previsões agregadas são mais precisas do que as desagregadas. As previsões agregadas tende a apresentar um desvio menor de erro comparado com a média. O exemplo que CHOPRA (2003) apresenta: que é fácil prever o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para um determinado ano, com menos de 2% de erro e é mais difícil ainda prever os lucros anuais de uma empresa com menos com menos de 2% de erro e é mais difícil ainda prever a demanda para um determinado produto com o mesmo grau de precisão. A diferença-chave entre essas três previsões é o grau de agregação. O PIB agrega diversas empresas e os lucros de uma empresa agregam diversas linhas de produto. Quanto maior o grau de agregação, mais precisas são as previsões.

Chopra também destaca alguns critérios de abordagem para uma escolha eficaz e realização dos métodos de previsões:

1. Compreender o objetivo da previsão.

2. Integrar planejamento e previsão de demanda.

3. Identificar os principais fatores que influenciam a previsão de demanda.

4. Compreender e identificar os segmentos de consumidores.

5. Determinar a técnica de previsão mais adequada.

6. Estabelecer indicadores de desempenho e de erro para a previsão.

É recomendável que as empresas apliquem as seis etapas para que sua previsão traga resultados positivos.

Os processos: Planejamento predição e a previsão de vendas estão totalmente interligados, tendo um processo logico que descreve as atividades necessárias para se atingir seus objetivos em métodos diferentes.

Passo 2

Descrever cada etapa do Ciclo da Administração de Materiais (Necessidade do Cliente; Análise; Reposição de Materiais; Recebimento; Armazenamento; Logística), conforme Figura 2.

Figura 2 - Ciclo da Administração de Materiais

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com