TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrupamento Do Narrar

Dissertações: Agrupamento Do Narrar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.019 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

Agrupamento do narrar

O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros. Sabemos que a humanidade não para de evoluir e que com sua evolução, evolui também a linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita.

Título: Gênero textual e linguagem corporal

[Produção textual interdisciplinar e individual.

GÊNERO TEXTUAL

Introdução

Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal.

Os eixos temáticos sobre os quais resolvemos nos debruçar neste artigo parecem já bastante explorados e, por isso, aparentemente esgotados como fonte de pesquisa. É fácil confirmar essa constatação: basta observar a grande quantidade de publicações que, nos últimos 20 anos, têm se dedicado a explorar o livro didático e os gêneros textuais como objetos de estudo. Esse interesse parece ser o reflexo da tentativa de diminuir a distância entre as teorias lingüísticas e as possíveis práticas de ensino desenvolvidas a partir delas.

Especificamente no que diz respeito às pesquisas sobre o livro didático, os aspectos observados são bastante diversificados: desde as atividades de leitura e gramática (e a ausência de articulação entre elas), passando pelo estudo das abordagens sobre oralidade e variação lingüística, até chegar à análise dos discursos e das ideologias a que eles se vinculam e que são difundidos através dos manuais didáticos (idéias sobre o negro, sobre classes sociais e sobre os papéis de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem).

Quanto aos gêneros e sua apropriação como conteúdo de ensino pelos livros didáticos, ora são analisados a partir do foco em um único gênero (a notícia, ou a carta do leitor, por exemplo), ora a partir da observação do processo de escrita como um todo – desde a etapa da leitura até as propostas de produção e reescritura (quando há).

Desenvolvimento

Gênero textual

Gênero textual: Expor sua opinião no intuito de fazer com que o “outro” atribua confiabilidade naquilo que está proferindo é simples, corriqueiro. Assim, atendo-nos a tal recorrência, não há como descartar a possibilidade de que a ênfase ora se aponta para as diversas situações comunicativas de que fazemos parte, que uma vez materializadas.

Este artigo objetiva discutir a importância da inserção dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, significativamente, no desenvolvimento da linguagem e funcionam como objeto e instrumento de trabalho para professores. Para cumprirmos essa meta, apoiamo-nos em alguns teóricos que abordam o tema, como Bentes (2006), Koch (1997; 2006), PCN (1998), Schneuwly e Dolz (2004) e Oliveira (2008).

O ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado da língua. Pois o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos.

“O debate sobre a gramática reside também no fato de, em geral, as pessoas acreditarem que as questões linguísticas não lhes dizem respeito, “não têm nada a ver” com suas atividades profissionais, com suas relações familiares, com suas interações nos diferentes grupos sociais em que atuam. Questões lingüísticas, dizem,” “são questões para professores de línguas ou para gramáticos. Não nos pertencem”.

A diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade, os quais são materializações lingüísticas de discursos textualizadas, com suas estruturas relativamente estáveis, conforme Bakhtin, disponíveis no intertexto para serem atualizados nos eventos discursivos que ocorrem em sociedade; em outras palavras os Gêneros Textuais são unidades triádicas relativamente estáveis, passíveis de serem divididas para fim de análise em unidade composicional, unidade temática e estilo, disponíveis num inventário de textos (arquitexto ou intertexto), criado historicamente pela prática social, com ocorrência nos mais variados ambientes discursivos, que os usuários de uma língua natural atualizam quando participam de uma atividade de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que querem provocar nos seus interlocutores.

Os gêneros seriam agrupados, então, segundo a combinação desses critérios em comum.

Assim, por exemplo, o gênero fábula será definido por circular no domínio discursivo da cultura literária ficcional, por apresentar o aspecto tipológico da ordem do narrar e por acionar a capacidade de mimeses da ação através da criação e intriga no domínio do verossímil para a sua elaboração. Por apresentar essas características, a fábula será agrupada junto a outros gêneros que também têm essas características em comum, como o conto, o romance, a lenda, entre outros. Por outro lado, gêneros como o verbete, a resenha, a entrevista de especialista e o relatório científico estariam no mesmo agrupamento, por pertencerem ao domínio da transmissão de saberes, à ordem do expor, e por mobilizarem a capacidade de apresentação textual de diferentes formas dos saberes.

Gêneros textuais

Fábula - É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa.

Parábola - É a versão da fábula com personagens humanas. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo. Para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas.

Apólogo - Se utilizar das mais diversas e alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não. Anedota -É o gênero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer também em linguagem escrita.

Lenda - A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita.

Conto - É uma narrativa curta que gira em torno de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com