TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aimportancia Do Projeto Na Aprendizagem

Dissertações: Aimportancia Do Projeto Na Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do projeto na aprendizagem.

O surgimento do método de ensino aprendizagem, baseado em projeto vem demonstrando um conhecimento que revolucionou a teoria da aprendizagem, ampliando os modelos cognitivos e comportamentais, que demonstraram que o conhecimento, pensamento e ação, hoje é uma atividade social, que ocorre em contexto de cultura, comunidade e experiências anteriores. A aprendizagem não é só informação, é algo para explorar, negociar, interpretar e criar.

Os professores aprimoraram o conhecimento, ampliaram as habilidades e a capacidade de cada aluno, as escolas precisam se preparar e adaptar para o novo, oferecendo possibilidades para as crianças se desenvolverem tanto de conhecimento quanto de habilidades que possam planejar, trabalhar em equipe e se comunicarem, más priorizando a necessidade de ajudar os jovens em adquirir responsabilidade e formar um cidadão critico e preparado para o mundo.

A aprendizagem na sala de aula deverá ser baseada em forma de projeto, não basta ter só conhecimento pedagógico, é necessário que os professores possam ser capazes de aplicar outros métodos de conhecimento como: planejar, monitorar e avaliar o desempenho de cada aluno, a escola deverá oferecer um espaço adequado para a aprendizagem, favorecendo um desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social. A pedagogia de projetos envolve a inter-relações de conceitos e princípios para que possa atender as necessidades de cada aluno, a escola irá proporcionar um desenvolvimento de autonomia e a construção do seu próprio conhecimento, considerando todas as expectativas do aluno.

O trabalho pedagógico deverá ser em equipe, para que possa proporcionar aos alunos uma aprendizagem baseada em projetos, direcionando a oportunidade de crescimento, com autonomia de monitorar o seu próprio desempenho e suas contribuições. A aprendizagem baseada em projetos é a oportunidade que o aluno terá para melhorar a qualidade do ensino, portanto o projeto envolve uma estruturação de conhecimento importante para a educação de hoje, que proporcionará aos professores um desempenho que possa criar na sala de aula um ambiente de alto conhecimento de aprendizagem e de realizações, entretanto as habilidades de ensino e da organização facilitará o processo de conhecimento educacional.

O processo de ensino aprendizagem é baseado na ideia do aluno que demonstrará o que aprendeu, e o que será capaz de demonstrar com sucesso todas as informações adquiridas. Piaget observou. ¨ há uma diferença entre o fazer com sucesso e compreender o que foi feito ¨. A aprendizagem por projetos acontecem por meio da interação, entretanto caberá ao professor obter conhecimento sobre os conceitos e a formalização, respeitando os diferentes estilos e ritmos dos alunos, o professor e aluno serão parceiros de aprendizagem, cada um atuando no seu papel, dessa forma o professor deverá respeitar o nível de aprendizagem de cada aluno.

A função do professor é de treinador, facilitador e mediador, portanto é importante que o educador antes de desenvolver o projeto na sala de aula, fará uma avaliação da capacidade do desenvolvimento e autonomia de cada aluno, para a realização e formulação do projeto que será executado, entretanto os alunos que não tiveram experiência com projetos serão preparados pelos professores, com treinamento e habilidades para apresentações orais, dessa forma os projetos ficaram gratificantes e prazerosos, os alunos terão confiança e proporcionará aos educadores satisfação que irão facilitar o ensino e a organização para o processo de aprendizagem do aluno.

O projeto bem estruturado, tem por objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com