TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino-aprendizagem

Projeto de pesquisa: Projeto de ensino-aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório sobre desafios da pratica docente reflexiva

Profª. Maria Clotilde Bastos

Didática e Pratica de Ensino

ARARAS – SÃO PAULO 2013

Sumario:

1. Escola para todos...............................................pag. 3

2. Projeto de ensino-aprendizagem......................pag. 4

2.1 Nome do projeto...........................................

2.2 Público- alvo.................................................

2.3 Justificativa..................................................

2.4 Objetivos gerais............................................

2.5 Objetivos específicos....................................

2.6 Cronograma..................................................

2.7 Desenvolvimento/ações.................................

3. Aprender e Ensinar...........................................pag. 5

4. Bibliografia.........................................................pag. 6

1.Escola para todos.

É aquela escola que atribui a todas as crianças e todos adolescentes o direito à educação, que defende a inclusão e as diferenças, e ensine a conviver com a desigualdade.

A escola para todos deve defender a existência de um sistema educacional que

se proponha a atender, com qualidade, a todo o seu alunado, independente de suas

características particulares originadas de suas habilidades, origem cultural, étnica, religiosa,

opção sexual ou qualquer outro aspecto que o diferencie.

Enquanto os professores persistem em propor trabalhos coletivos, que nada mais são que atividades individuais feitas ao mesmo tempo pela turma, ensinar com ênfase nos conteúdos programáticos com ferramenta exclusiva de orientação dos programas de ensino, servir-se da folha mimeografada ou xerocada para que todos os alunos a preencham ao mesmo tempo respondendo as mesmas perguntas, propor projetos de trabalho totalmente desvinculados das experiências e interesse dos alunos,considerar a prova final como decisiva na avaliação do rendimento escolar do aluno, não teremos condições de ensinar a turma toda, reconhecendo as diferenças na escola.

Uma escola que ensina para todos é um grande desafio para a educação e para que isso seja possível é preciso um forte planejamento que envolva profissionais competentes e capacitados.

Flexibilizar o espaço, o tempo os recursos e o conteúdo é o caminho para a aprendizagem.

Criar contexto educacionais capazes de ensinar a todos os alunos demandada uma reorganização do trabalho escola. Tais contextos diferem radicalmante do que é proposto pedagogicamente para atender a especificidades dos educados, que não conseguem acompanhar seus colegas de turma, por problemas de toda ordem, - da deficiência mental a outras dificuldades de ordem racional, motivacional, cultural e física. Sugere nesses casos à adaptação dos currículos, a facilitação das atividades escolares, alem dos programas para reforçar as aprendizagens ou mesmo acelerá-las, em caso de maior defasagem idade/serie escolares.

A possibilidade de ensinar a turma toda, sem discriminação e sem adaptações pré-definidas de métodos e práticas especializadas de um ensino advém, portanto, de uma reestruturação do projeto pedagógico-escolar como um todo e das reformulações que esse novo projeto exige na pratica de ensino, para que esta se ajuste a novos parâmetros de ação educativa.

2.Projeto de ensino-aprendizagem.

2.1 Nome do projeto: Tarefa produtiva.

2.2 Público- alvo: Ensino fundamental, 5º ano.

2.3 Justificativa: Desde o século passado Vygotsky já chamava a atenção para a importância da interação entre as crianças, professores e os colegas em situações de aprendizagem, ele ainda afirma que o bom aprendizado é aquele que foca o potencial que o aluno poderá desenvolver com ajuda dos outros. Frente a essa importante afirmação, pensou-se em elaborar um projeto de Tarefa de Casa, feita em grupos produtivos, onde o objetivo principal é a troca de conhecimento entre os alunos. Para o desenvolvimento deste serão utilizadas observações do professor regente da sala de aula, para que se agrupem os alunos de forma mais produtiva possível. Espera-se que no final do projeto todos os alunos tenham participado ativamente dos trabalhos propostos, aprendido a respeitar as opiniões de todo o grupo e criado hábitos de estudos individuais.

2.4 Objetivos gerais: Possibilitar os alunos que troquem conhecimentos de maneira que, propiciem um avanço no desenvolvimento escolar e auxilie no processo de aprimoramento dos valores sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com