TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizar

Resenha: Alfabetizar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetizar e letrar é distinto porem precisam andar juntos, é como se fosse, a leitura e escrita que precisam andar juntas para chegar em um resultado satisfatório. São práticas discursivas representadas por fala e escrita e letras, aonde, a alfabetização é a representação do letramento, cujo o letramento e a representação da alfabetização são duas forma de representar todo sistema da escrita.

O letramento é a palavra recém- chegada ao vocabulário da educação, Esta palavra ainda não foi dicionarizada, seu significado atual veio da versão inglesa da palavra “literacy” originária do latim “littera” ( letra) com o acréscimo do sufixo “cy” que denota qualidade, fato de ser, condição e estado.

Segundo Soares “Na segunda metade dos anos 80, há cerca de apenas dez anos, portanto pela primeira vez por Mary Kato em seu livro (No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística, Editora ática): a autora, logo no ínicio do livro (p.7), diz acreditar que a língua falada culta é consequência do letramento” (1998,pág 15)

Por riso que se tem falado tanto em letramento sobre o seu conceito e a forma de se trabalhar na escola, práticas de escrita com crianças que está na fase da alfabetização que precisar ser letrada, ou um individuo quem é alfabetizado e que precisa ser letrado. partindo do ponto que o letramento é um estado ou condição de quem não apenas sabem ler, mas sim sabem exercer a norma culta das práticas sociais, ou seja, um individuo que se dedica a leitura e escrita e escrevendo-as dentro dos grafemas e fonemas em fim dentro da norma culta da língua portuguesa no ato de ler e escrever .

Segundo Soares “É preciso alfabetizar letrando que garante desde ao inicio a participação em práticas de leitura e produção de textos reais e diversos”. (1998, pág., 18)

Com base nesta citação de Soares, acredito que alfabetizar letrando é aprender a escrita, a descobrir a escrita, e usar a escrita dentro de diferentes gêneros textuais e tipologias de gêneros.

É ai que o professor alfabetizador precisa entender que a criança desde ao seu nascimento começa a conviver com o mundo das letras a partir do momento em que nasce em uma sociedade letrada e globalizada rodeada de informações e material escrito espalhado pelas ruas ou até mesmo na tecnologia, que hoje vem crescendo em grande abundância pelo mundo e que está inserida dentro da escola. (Celular, Internet, Computador, rótulos em embalagem de produtos alimentícios , Autdor, videogame, Sinaleiro, placa de ônibus) e entre outros meios de comunicação.

Quero expor no projeto um letramento definido num poema feito por uma estudante Norte- américa, KATE M. CHONG, ao escrever sua história pessoal de letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com