TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Alfabetizar?

Exames: O Que é Alfabetizar?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

O que é alfabetizar, considerando os conceitos de Alfabetização e Letramento.

A alfabetização é um longo processo em que o aprendiz observa, estabelece relações, organiza, interioriza conceitos, reelabora, até chegar ao código alfabético.

Assim como o ser humano passa pela infância, adolescência e chega à vida adulta, a criança para construir e reconstruir o código linguístico apresenta fases ou níveis de desenvolvimento para a construção do pensamento em relação à linguagem escrita.

Alfabetizar é ensinar ler e escrever, é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever, é a ação de alfabetizar, é ensinar a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal.

Ser alfabetizado é, através do reconhecer e de compreender esses símbolos conseguir produzir frases, mensagens que o outro alfabetizado possa entender.

Não se pode confundir o conceito de alfabetização e de literacia que significa a capacidade de cada indivíduo compreender e usar a informação escrita de modo a desenvolver seus próprios conhecimentos. Portanto a alfabetização refere a um conhecimento processual em aberto.

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, o alfabetizado é o indivíduo que sabe ler e escrever, enquanto o letrado é aquele que sabe ler e escrever mas que responde adequadamente as demandas sociais da leitura e da escrita.

Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado

A criança na escola deve interagir firmemente com o caráter social da escrita e ler e escrever textos significativos.

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto como início da escrita, desenvolvendo habilidades de uso leitura e escrita, no qual deve-se entender que a alfabetização e letramento tem métodos diferentes para se alcançar o sucesso no ensino aprendizagem.

Através do letramento temos a informação da leitura, através da busca de notícias e lazer nos jornais e o despertar de interesses, como exemplo, histórias divertidas, lista de compras do supermercado, receitas de doces e também se comunicar através de bilhetes e outros.

O letramento é emocionar-se com uma história, ler com livros em mãos, através do letramento o ser humano encontra a si próprio através da leitura e escrita, e mais compreende quem somos e descobre quem podemos ser.

Através da alfabetização o homem se torna um cidadão inserido na sociedade.

Bibliografia

g1.globo.com/.../opiniao-ser-alfabetizado-vai-muito-alem-de-usar-codig...

revistaescola.abril.com.br › ... › Língua Portuguesa › Alfabetização inicial‎

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com